TECNOLOGIA
Tradução simultânea do Google Assistente já está no ar e entende português.
Em seu celular, você possui ferramentas que as vezes podem te salvar inclusive aumentar seus conhecimentos! Na Consumer Electronics Show (CES) no comecinho do ano, a Google apresentou uma ferramenta do Assistente capaz de fazer tradução simultânea entre línguas. Chamado de “modo intérprete”, ele é compatível com até 27 línguas, sendo que traduz todas elas entre si (no anúncio, […]

Em seu celular, você possui ferramentas que as vezes podem te salvar inclusive aumentar seus conhecimentos!
Na Consumer Electronics Show (CES) no comecinho do ano, a Google apresentou uma ferramenta do Assistente capaz de fazer tradução simultânea entre línguas. Chamado de “modo intérprete”, ele é compatível com até 27 línguas, sendo que traduz todas elas entre si (no anúncio, a suspeita é de que apenas seria compatível do e para o inglês).
O programa já está disponível em aparelhos que tenham o Google Assistente instalado. De acordo com postagem oficial da empresa, você pode usar o sistema em alto-falantes da linha Google Home, ou qualquer outro device que tinha o Assistente, como smartphones e tablets.
Embora ele faça a tradução de todas estas línguas, incluindo o português, nosso idioma não é capaz de dar início à tradução, já que o assistente não entende o comando. Assim, é preciso que seu app esteja programado também para entender inglês, francês, alemão, italiano, japonês ou espanhol.
A tradução, na verdade, acontece pelo app do Google Tradutor. A ferramenta foi atualizada com uma nova aba chamada de “conversa”, que permite esta tradução simultânea. Assim, o modo mais fácil de se chegar a esta função é apenas baixando o app.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
Contudo, caso você queira usar a ferramente pelo Assistente, basta seguir os seguintes passos. Primeiro, adicione uma segunda língua que entenda o comando inicial de tradução.
Caso você não saiba como fazer isso no seu smartphone, vá em:
- Configurações do Google

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
- Depois em Pesquisa, Assistente e Voice;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
- Na aba de Google Assistente, toque em Configurações;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
- Em seguida, vá na parte Assistente e toque em idiomas;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
- Você pode adicionar o que preferir para dar início ao sistema.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
Com isso configurado, você já pode dar início à ferramenta apenas pelo comando de voz. Para isso:
- Diga “Ok, Google”;
- Use um comando de voz para começar (na segunda língua que você escolheu). Veja algumas sugestões em inglês: “Be my Italian interpreter”, “Help me speak Spanish”, “Turn on interpreter mode”.
- Nisso, o sistema vai abrir o tradutor. Nas bolas laterais, você pode escolher as línguas que gostaria que o sistema entenda e traduza. Ao tocar na do meio, ele vai começar a ouvir quaisquer das línguas.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech
Além de mostrar a tradução em texto na tela, o sistema também solta a tradução pelo alto-falante do seu smartphone. Caso você esteja usando um smart speaker, basta dizer um comando como “pare” ou “saia” para que a tradução seja pausada.
Fonte: Google Support
Colunista Galera Notícias: Douglas Rick
Diretor – Criartweb


Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Nova Lima e Araxá lideram exportações
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Licitação da sede do IF de Caratinga tem edital
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Triângulo se destaca na produção de milho
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Amvale debate eventos climáticos
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita
-
Coluna Minas Gerais15 horas atrás
Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas
Você precisa estar logado para postar um comentário Login