TECNOLOGIA
Twitter aumenta alcance de publicações de Elon Musk
Usuários do Twitter estão percebendo que o feed de recomendações está cheio de publicações e comentários de Elon Musk, dono da rede social. Nos últimos dias, o bilionário afirmou que mandou corrigir um problema que estava reduzindo a visibilidade da sua conta – e até demitiu um engenheiro por conta disso .
No final de semana, Musk disse que uma falha na plataforma estava fazendo com que 95% de suas publicações não fossem entregues aos seguidores. Segundo ele, a questão estava sendo resolvida.
Nesta segunda-feira (13), diversos usuários do Twitter começaram a reclamar que a rede social estava mostrando muitos posts e respostas de Musk. “Por favor, fique atento enquanto fazemos ajustes no ‘algoritmo'”, escreveu Musk nesta terça-feira (14), reconhecendo a mudança.
Nesta terça, o bilionário também usou sua conta no Twitter para fazer piada com a situação, publicando um meme indicando que seus tuítes estão sendo empurrados goela abaixo de toda a rede social.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia