TECNOLOGIA
WhatsApp lança pagamento com cartão de crédito a empresas no Brasil
O WhatsApp lançou nesta terça-feira (11) um serviço de pagamentos de pessoas para pequenas empresas no Brasil. Com o lançamento deste tipo de transação, aprovada pelo Banco Central em março , compras podem ser feitas através do aplicativo do começo ao fim.
Para fazer pagamentos para pequenas empresas, os usuários podem cadastrar no WhatsApp cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa, desde que sejam dos bancos Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. O pagamento funciona de forma similar ao envio de dinheiro em conversas.
As pequenas empresas que usam o WhatsApp Business terão acesso à novidade gradualmente ao longo dos próximos meses, enquanto os consumidores já estão liberados para fazerem pagamentos. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, o serviço será disponibilizado a empresas maiores em breve.
“Estamos muito animados com o serviço que começamos a oferecer hoje aos consumidores e pequenos negócios brasileiros. Sabemos que trazer pagamentos com praticidade e segurança para os nossos milhões de usuários melhorará a experiência de compra que eles já têm no WhatsApp, e principalmente ajudará as pequenas empresas a aumentarem suas vendas e impulsionar a economia do nosso país”, afirma Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.
De acordo com o WhatsApp, todos os dados de cartões são armazenados pelo aplicativo de forma criptografada, garantindo a segurança. Depois de adicionar um cartão à ferramenta, é possível fazer pagamentos usando apenas uma senha.
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TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia