Construção Civil
06 espécies de árvores para plantar na sua calçada
Todos sabemos que uma cidade arborizada é essencial pra qualidade de vida. Além de ajudar a refrescar as ruas do calor, elas proporcionam beleza e valorização imobiliária (vocês já devem ter notado que todo bairro chique de cidade grande é muito bem arborizado né). Antes de mais nada, eu preciso dizer que a gente não […]
Todos sabemos que uma cidade arborizada é essencial pra qualidade de vida. Além de ajudar a refrescar as ruas do calor, elas proporcionam beleza e valorização imobiliária (vocês já devem ter notado que todo bairro chique de cidade grande é muito bem arborizado né).
Antes de mais nada, eu preciso dizer que a gente não pode sair por ai plantando qualquer arvore de qualquer jeito. Sabe porquê? Existem algumas “regrinhas” para a arborização de calçadas que devem ser consideradas:
01-largura do passeio 02- livre trânsito de pedestres 03- relação com os demais componentes 04- respeito às regras da acessibilidade (circulação) 05- variáveis conforme as circunstâncias do local: largura do passeio / recuo das edificações / porte das árvores.
Passeios ideais são aqueles que comportam com facilidade todos os equipamentos urbanos, espaçamentos e arborização. O Ideal é uma largura total a partir de 2,5 metros. Nele irá se implantar: Alegrete: 0,45m x 0,45m. Faixa para passagem de pedestre: mínimo 1,20m Distância mínima entre o eixo do fuste da muda e a aresta externa das guias: 0,50m; Piso tátil: 0,30m.
Quanto às características das espécies é interessante que: sejam nativas; Apresentem, preferencialmente, velocidade de crescimento regular; Não apresentarem princípios tóxicos e ou alérgicos; Terem copas compatíveis com o espaço disponível; Apresentarem troncos únicos; Apresentarem, para a arborização viária, raízes profundas e sistema de raízes adequado, evitando-se raízes adventícias, raízes tabulares ou aquelas que não são tabulares, mas afloram; Estarem adaptadas e mostrarem-se resistentes às condições adversas do ambiente urbano; Não apresentarem frutos grandes, espinhos ou acúleos.
Depois de todas essas informações eu vou deixar aqui uma listinha com várias espécies que vocês podem plantar aí na sua calçada ou jardim. Todas elas possuem características que se adequam ao plantio em áreas públicas.
01 Quaresmeira (Tibouchina sp.): planta perene, de sol pleno, pode chegar a 8 metros. É a queridinha dos brasileiros. Floresce duas vezes ao ano, e, mesmo sem flores, sua copa é ornamental.
02 Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus): planta perene, de sol pleno, pode chegar a 9 metros. Sua floração começa no fim do inverno e no início da primavera.
03 Primavera (Bouganville): planta perene, de sol pleno, pode chegar a 6 metros. Pode ser conduzida com arbusto, arvoreta, cerca-viva e como trepadeira, enfeitando com majestade pérgolas e caramanchões de estrutura forte.
04 Salgueiro chorão (Salix babylonica): planta perene, de sol pleno, pode ultrapassar os 12 metros de altura. Eles crescem bem, adaptam-se perfeitamente às condições urbanas e são fáceis de cortar
05 Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides Benth.): planta perene, de sol pleno, pode ultrapassar os 12 metros de altura. A copa é arredondada, ampla, com cerca de 15 m de diâmetro, o que gera uma bela sombra. No inverno ocorre uma queda quase total das folhas, que voltam a brotar na primavera.
06 Escumilha (Lagerstroemia flos-reginae Retz.): planta perene, de sol pleno, pode chegar a 5 metros. É a musa das calçadas pelas belas flores e porte pequeno.
Construção Civil
CONFIRA A ENTREVISTA COM A CORRESPONDENTE CAIXA PRISCILA FRANÇA
COMENTE ABAIXO: Leia Também: Hospitais montam força tarefa para atendimento de vítimas da Tragédia de Brumadinho
Você precisa estar logado para postar um comentário Login