EDUCAÇÃO

Passos se prepara para volta do ensino presencial

Publicados

em

EDUCAÇÃO

Depois de quase um ano de suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19, Passos se prepara para o retorno das atividades escolares no modelo híbrido. De acordo com informações dadas pela prefeitura municipal em coletiva realizada com a imprensa no final da tarde de ontem (22/02), os planos são: retorno das aulas presenciais no próximo dia 01 de março para as escolas particulares, e no dia 22 de março para as escolas municipais.
A retomada das atividades deve ocorrer de forma híbrida, ou seja, com a mistura de momentos presenciais e online. Ensino 100% presencial em Passos ainda não há uma previsão. A decisão de retomar os trabalhos nas escolas será facultativa, pais e professores poderão escolher se querem ou não participar do ensino híbrido. Outro ponto em destaque é que o retorno às aulas não contemplará os alunos de zero a três anos nesta fase inicial.
Participaram da coletiva o prefeito Diego Oliveira; a secretária de Educação, Jane Fernandes Hespanhol; e secretária de Saúde, Priscilla Soares Corrêa Faria; a médica pediatra Rosana Porto; e vários representantes da imprensa local e regional. O prefeito Diego foi logo esclarecendo que tudo está sendo feito com muito cuidado, seguindo todos os protocolos da Covid-19.
Passos tem buscado informações junto ao município de Alpinópolis para o planejamento da sua educação presencial, já que esta cidade retomou às aulas na rede pública e tem conseguido uma estabilidade nos índices de contaminação pelo novo coronavírus.
O prefeito de Passos sinalizou que prepara um decreto ainda para esta semana, onde todos os detalhes do ensino híbrido serão apresentados. Um Plano de Contingência foi elaborado pela Secretaria de Educação, porém como esse documento ainda não foi divulgado para a imprensa, não é possível uma reflexão sobre questões mais detalhadas.
No entanto, Jane Hespanhol deixou claro que profissionais estão preparados para um retorno as atividades profissionais com segurança e eficácia.

Leia Também:  No Dia internacional da Mulher mostramos a rotina de um Salão de Beleza

Secretaria vai pesquisar quem tem interesse

Percebe-se pela coletiva que ainda faltam algumas etapas importantes para que o ensino híbrido seja implementado em Passos. Conforme sinalizou a secretária Jane, ainda falta a adequação das escolas da rede municipal de ensino e também a realização de um levantamento junto aos profissionais da educação para saber quem tem interesse e quantos voltariam ao ensino presencial. A mesma coisa deve ser feita com os pais para saber quantos alunos desejam retornar às escolas.
Mediante a esses números é que a prefeitura pretende fazer uma análise e elaboração de sistema de rodízio de forma a contemplar todos os interessados e também atender as medidas preventivas e protocolos da Covid-19. Vale lembrar que esse trabalho de escalonamento deve priorizar as crianças em situação de vulnerabilidade social.
Inclusive, os argumentos utilizados pelo prefeito Diego para esse retorno acelerado das aulas presenciais vão de encontro com problemáticas sociais e de saúde na cidade: aumento dos casos de abuso sexual, violência doméstica, obesidade, transtornos psicológicos e até mesmo suicídio entre as crianças, além da dificuldade das mães que trabalham fora em ter um local seguro e adequado para deixar seus filhos.
O prefeito de Passos se mostrou aberto a qualquer modificação nos planos caso aconteça de iniciar o ensino híbrido e as contaminações pelo novo coronavírus voltem a crescer na cidade. Ele não descarta a possibilidade de uma nova suspensão das aulas.

Leia Também:  SICOOB CREDIALP CONTA A HISTÓRIA DE ISRAEL CARDOSO


“Não existe nada engessado. Esse é um pontapé inicial que queremos dar, um termometro para sentirmos o andamento da voltas às aulas. As escolas terão todo o apoio necessário, bem como os professores e as crianças”, afirmou o chefe do Executivo Municipal garantindo todo o apoio em relação aos testes para Covid-19, além de fornecimento de equipamentos e produtos de higiene e prevenção: máscara, álcool gel, entre outros.

Valéria Faleiros

#pandemia

#voltaasaulas

#passos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  POR RHANYA QUEIROZ: Você sabia que Venda Casada é Crime? Você pode nem perceber, mas muitas vezes é ENGANADO! APRENDA A DEFENDER-SE!!

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  PM recupera moto roubada

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA