Geral
AMEG : 167ª Assembleia Geral elege nova diretoria
PASSOS: Foi realizada nesta sexta-feira (07), na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG a 167º Assembleia Geral Ordinária – AGO da entidade. O evento aconteceu no período da manhã e teve como resultado a eleição da nova diretoria que inicia o mandato em 1º de janeiro de […]

PASSOS: Foi realizada nesta sexta-feira (07), na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG a 167º Assembleia Geral Ordinária – AGO da entidade. O evento aconteceu no período da manhã e teve como resultado a eleição da nova diretoria que inicia o mandato em 1º de janeiro de 2019. A nova diretoria conta com a presidência do prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis (Renatinho Ourives), Walker Américo Oliveira (Walkinho), prefeito de São Sebastião do Paraíso como 1º Vice-Presidente e Marco Leandro Almeida Arantes (Kito Arantes), prefeito de Cássia como 2º Vice-Presidente.
Além da diretoria já foram aprovados também os membros do conselho fiscal. Os membros efetivos escolhidos foram: Adeberto José de Melo (Deco), prefeito de Piumhi, Sueli Alves Ferreira Lemos, prefeita de Delfinópolis e Sebastião César Lemos, prefeito de Carmo do Rio Claro. Os membros suplentes do novo conselho são: Aparecida Nilva Santos, prefeita de São João Batista do Glória, Luiz César Guilherme, prefeito de Capetinga e Denise Alves de Sousa, prefeita de Pratápolis.
O novo presidente da AMEG, Renatinho Ourives, agradeceu a confiança que os demais prefeitos depositam em sua futura gestão. “Quero também agradecer a toda a diretoria e também aos funcionários da AMEG que têm feito um esforço muito grande para o funcionamento da entidade. Nesse mandato que vamos começar em janeiro eu conto com a colaboração de todos e me coloco a inteira disposição para fazermos um trabalho que beneficie a população e fortaleça toda a região”, comentou.
Outros assuntos foram pautados durante a assembleia geral. Foram apresentados e aprovados o Orçamento da entidade para o exercício de 2019 e outras questões administrativas.
A pedido de alguns prefeitos foi pautada a necessidade de discussão quanto à situação de funcionários públicos municipais cedidos aos órgãos estaduais. Para os gestores, em função da dificuldade do cumprimento do exercício executivo está difícil manter os compromissos e os ônus assumidos pelos municípios na manutenção da cessão destes funcionários.
Durante o encontro a responsável técnica do Projeto do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos da Microrregião do Médio Rio Grande (Castramóvel AMEG), Dra. Erika Andrade Lima fez uma apresentação sobre a iniciativa demonstrando uma visão geral da proposta e os custos aproximados para o início das atividades de castração e educação para a guarda responsável.
Atendendo a dois pleitos definidos pela Câmara Técnica de Agricultura/Pecuária/Abastecimento da AMEG, foi lavrado um Ofício Circular solicitando aos deputados estaduais de Minas Gerais empenho na aprovação do Projeto de Lei 4631/2017 que trata da produção e comercialização de queijos artesanais no território mineiro. Conforme a solicitação a regulamentação da produção e comercialização de novas variedades de queijos em todas as regiões do estado representará um grande avanço no desenvolvimento da atividade que hoje, reconhecidamente, é a responsável pela geração de emprego e renda para milhares de pessoas, em especial no âmbito da agricultura familiar. Com este avanço os prefeitos dos municípios da região esperam aumentar suas arrecadações e melhorar os seus caixas.
O segundo pleito solicitado é a necessidade de uma mobilização visando à revisão, ou até mesmo a revogação da LEI FEDERAL 13680, que entre outros pontos criou o selo de inspeção ARTE para produtos de origem animal feitos artesanalmente. Porém, conforme levantamento feito pela Câmara Técnica de Agricultura da AMEG junto aos órgãos fiscalizadores do estado e dos municípios, a lei deixou o serviço de inspeção num vácuo jurídico já que transferiu as responsabilidades, antes do órgão agropecuário, para a pasta da saúde estadual.
Fonte: Jornalista Cléber Martins

Prefeitos se reuniram nessa manhã para eleger nova diretoria da AMEG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
BENÇÃO OFICIAL DO PL!
-
G MAIS ESPORTES3 dias atrás
Maurício do Volei conduz vitória histórica para o esporte brasileiro. PL avança na Câmara com relatoria favorável!
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Morador em situação de rua tem projeto
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança campanha “Camisa Verde Que Transforma”
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Minas participa de levantamento nacional de riscos para o agro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
RT&One vai investir 6 bilhões em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Montes Claros vai adquirir ônibus elétricos
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
FIEMG defende diálogo entre Brasil e EUA para buscar solução sobre tarifas
Você precisa estar logado para postar um comentário Login