Eficiência

Passos muda logística e vacina 1.100 idosos

Publicados

em

DRIVE-THRU

Por Valéria Faleiros
Para o gmaisbrazil.com.br

Passos adotou novamente sistema de drive-thru para a vacinação contra a Covid-19 . De acordo com o departamento municipal de Vigilância Epidemiológica, foram vacinados no último sábado (27/03), 1.100 idosos com 70 anos ou mais. O resultado mostra uma ampliação de 20% no número de pessoas vacinadas em um só dia, em comparação com o primeiro evento, e ainda queda no tempo médio de espera dos idosos na fila da imunização de três horas para 40 minutos.
Desta vez, a ação foi realizada no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, das 8h às 15h. Conforme comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, a escolha do novo local proporcionou uma logística melhor. “Tudo ocorreu de forma tranquila, organizada, segura e com muita responsabilidade. Não houve nenhuma intercorrência”, contou.
Já a secretária de saúde de Passos, Priscila Soares Corrêa Faria, disse que o resultado do segundo drive-thru foi positivo, pois conseguiu agilizar a vacinação para os idosos. “Desta vez, o tempo que os idosos tiveram que esperar para serem vacinados não foi exagerado. Com mais pessoas trabalhando, a triagem foi mais rápida. O primeiro drive-thru foi um projeto piloto. Nós avaliamos tudo o que deu certo nele e repetimos no segundo, e o que não deu certo nós aperfeiçoamos”, destacou Priscila.
Quarenta profissionais da Atenção Primária, Núcleo de Controle de Zoonoses, Epidemiologia, acadêmicos de medicina e enfermagem trabalharam na imunização. A dose aplicada foi a coronavac produzida pelo Instituto Butantan. A reportagem do gmaisbrazil.com.br conversou com o casal Maria das Graças Silva e Jaime Sebastião da Silva, ambos de 70 anos, que estava incluso no público alvo deste sábado. A filha Cristiane Silva foi quem levou os pais para vacinar. Eles chegaram ao local por volta das 11h, e às 12h30 os idosos já estavam vacinados e seguindo caminho de volta para casa.
Na hora de tomar a vacina, Maria das Graças contou que ficou atenta para ver se o imunizante estava na seringa. “Acompanhei tudo direitinho para não ter erro. Ficamos felizes em tomar a vacina porque é uma segurança a mais. Essa doença é muito perigosa e ainda pouco conhecida”, falou a passense que mesmo vacinada não pretende abrir mão das medidas preventivas – isolamento social, uso de máscara e álcool gel –até que os índices de contaminação pelo novo coronavírus diminuam.

Leia Também:  Dengue em Uberlândia têm salto de 430%


Para quem tomou a primeira dose neste sábado, a segunda aplicação da vacina deve acontecer daqui 30 dias. A prefeitura municipal informou que a imunização dos idosos com 70 anos ou mais prossegue durante a semana nos ambulatórios que contam com sala de vacinação. Diferente do primeiro drive-thru, a coordenação da Epidemiologia afirmou que desta vez não houve registro de moradores de cidades vizinhas querendo tomar a vacina em Passos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Chuva invade ruas sem estrutura de Alpinópolis

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  CÂMARA VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA