Pesquisar
Close this search box.

Mais Saúde

14 dias – Gripário criado em Alpinópolis é suspenso precocemente

Publicados

em

o Gripário anunciado pela prefeitura municipal de Alpinópolis como o maior projeto de enfretamento a pandemia da cidade teve as suas atividades suspensas apenas 14 dias após o início dos atendimentos, isso acorreu na última terça-feira (06/04), mesmo com o prefeito, Rafael Freire (PSB) anunciando em suas redes sociais que a prioridade em sua gestão sempre seria a vida.

Na tarde de ontem (07/04)  portanto ele mudou o tom da conversa e começou um ensaio a favor da abertura dos comércios. Isso aconteceu após alguns comerciantes procurarem a câmara municipal em busca de apoio para realização de uma manifestação e criação de políticas públicas para os empresários que não tiveram a devida atenção nos últimos 3 meses. Vale lembrar que na semana passada Freire disse em um programa de rádio que os comerciantes poderiam procurar pelos os seus interesses na justiça e após chorar pelas vidas perdidas afirmou naquela ocasião que enquanto prefeito a vida das pessoas estaria em primeiro lugar.

O prefeito não nos atendeu, mas conseguimos falar com a secretária de saúde do munícipio, Sandra Silveira. Por ligação ela afirmou que foi um comum acordo entre as partes a suspensão das atividades.

Leia Também:  O portal Gmais entrevistou Alex Cavalcante, pré-candidato a deputado federal pela região!

“A decisão não foi apenas da prefeitura. Foi um comum acordo com o gestor da Santa Casa, Juarez Vilela. Decidimos juntos. As atividades do gripário foram suspensas porque a incidência de casos diminuiu, porém não descartamos a possibilidade de voltar, caso precise.” Afirmou a secretária.

O gestor da Santa Casa, Juarez Vilela teve a seguinte percepção sobre o assunto.

“No início tivemos algumas divergências sobre a renovação do contrato da Santa Casa, mas resolvemos. Em questão de assistência não tenho nada a reclamar da Sandra, sempre atenciosa conosco. O hospital percebeu que gerou um certo transtorno e pedimos a prefeitura para criar um equipe específica para o atendimento ao Covid e nos dois (2) primeiros dias deu certo, depois resolvemos parar, mas em momento algum eles falaram comigo que poderão voltar com o gripário.”Afirmou Juarez que concluiu. ” Hoje não temos vagas para Covid. Foi anunciada e autorizada, mas ainda não temos. Estamos aguardando”. concluiu.

Questionamos o diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia, Carlos Eduardo Colorado, sobre a desativação do setor.

Leia Também:  Mais Saúde: O Dr. José Ronaldo explica os riscos da automedicação

“Somos apenas prestadores de serviço para a prefeitura. Eles solicitaram a parada de serviço do Gripário, pode ter sido pela falta de incidência de casos. Dessa forma uma alternativa pode ser aumentar a carga horária dos PSFs, com atendimento inclusive aos sábados, domingos e feriados.” destacou o médico.

O Gripário anunciado pela prefeitura, seria uma medida complementar, adicional contra o Covid e ajudaria muito se tivesse sido mantido durante toda a pandemia.

O gripário funcionou por 14 dias.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mais Saúde

EXPERIÊNCIA DE ALPINÓPOLIS É SELECIONADA PELA OPAS E CNS

Publicados

em

EXPERIÊNCIA DE ALPINÓPOLIS É SELECIONADA PELA OPAS E CNS

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou um edital de chamamento público para inscrições de experiências para o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19.

Estavam aptos a participar experiências desenvolvidas por Conselhos locais, municipais e estaduais de saúde, assim como universidades e Instituições de Ensino Superior, desde que em parceria com um Conselho de Saúde. Os relatos de experiências foram apresentados por meio do preenchimento eletrônico e as inscrições foram gratuitas e efetuadas do dia 12 de abril de 2021 ao dia 15 de maio de 2021.

Ao todo, a 4ª Edição do Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 recebeu 48 inscrições de experiências, sendo que 10 delas foram aprovadas automaticamente pela comissão avaliadora por contemplar todos os requisitos do edital. A comissão selecionou outros 28 relatos que aguardam mais informações dos autores para continuar o processo de participação.

Leia Também:  Reta final dos campeonatos paulista e mineiro

Na lista dos 10 trabalhos aprovados automaticamente, o relato de experiência submetido pelo município de Alpinópolis conquistou o nono lugar.

De acordo com o edital, o objetivo do Laboratório é organizar um acervo contendo as experiências consideradas pela comissão organizadora como estruturadas, bem documentadas e bem sucedidas, visando subsidiar as etapas de intercâmbio e debates que se sucederão.

Para mais informações acesse https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19/.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA