Minas Gerais

Hemominas divulga balanço da doação de sangue durante o Carnaval

Publicados

em


O funcionamento da Fundação Hemominas durante o Carnaval trouxe um saldo positivo para os estoques de sangue. No período de 26/2 a 2/3, foram coletadas 2.057 bolsas de sangue, a partir do comparecimento de 2.534 pessoas nas unidades.

“Considerando os dias de ponto facultativo/feriado prolongado, durante o qual muitas pessoas viajam e que ainda estamos em pandemia, mobilizar esse número de pessoas em pleno Carnaval é muito positivo. Agradecemos às pessoas que atentaram para a causa da doação de sangue e se dispuseram a este nobre gesto”, afirma Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas.
 

No momento, os estoques passam por quedas expressivas, principalmente dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que continuam em situação crítica, com queda de cerca de 50% do estoque ideal. Os tipos A negativo (queda de 35%) e B negativo (queda de 25%) encontram-se em situação de alerta.

Hemominas / Divulgação

É importante lembrar que, além de atender à demanda de sangue dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias e transplantes, a Fundação Hemominas precisa ter os estoques regularizados para atender em seus ambulatórios os pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias – como os portadores de anemias falciformes, talassemias e outras doenças crônicas – que precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

Leia Também:  Jade Picon curte praia paradisíaca durante viagem na Tailândia: ‘Momento lindos’

Seja um doador

Os requisitos gerais para doação de sangue, bem como situações particulares, são informados no portal da Hemominas.

Entre os critérios básicos, destacam-se:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link: doação 16 e 17 anos . A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar bem descansado no momento da doação;
  • Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
  • Não ingerir bebida alcoólica  12 horas antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada.
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar.
  •  Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Leia Também:  Sem reajuste, IPVA deve ser quitado a partir do dia 21 deste mês

Agendamento

A doação precisa ser agendada on-line ou pelo MG App – Cidadão.  Com a marcação prévia, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação.

Além disso, devido à pandemia de covid 19, o agendamento evita aglomerações nas unidades e mantém o ambiente seguro para os candidatos à doação. Em caso de não comparecimento, solicita-se que a pessoa faça o cancelamento, para que o horário possa ser disponibilizado a outro candidato.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Estado destaca perspectivas para o próximo mandato
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA