Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Veja os municípios que mais geraram empregos em Minas no primeiro bimestre de 2022

Publicados

em


Gil Leonardi / Imprensa MG

Minas Gerais continua em ritmo de crescimento de vagas de emprego formal em 2022. Nessa quarta-feira (30/3), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulgou levantamento que revela os municípios e os setores que criaram mais novas vagas no primeiro bimestre deste ano.

A capital mineira aparece em primeiro lugar entre os municípios com maior geração de emprego formal. Em janeiro e fevereiro, em números absolutos, foram 83.511 admissões e 76.304 desligamentos, resultando no saldo positivo de 7.207 novas vagas. Logo atrás vem Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, com 3.742 admissões e 1.602 desligamentos, resultando em 2.140 novas vagas no primeiro bimestre.

No mês passado, foram gerados 36.677 novos postos de trabalho, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência. O estado foi o segundo maior na geração de empregos no país nesse mês, ficando atrás apenas de São Paulo.

Veja a lista dos dez municípios com maior geração de empregos em janeiro e fevereiro de 2022: 

Leia Também:  Governo de Minas reforça investimentos em Saúde e Segurança em cidades do Vale do Jequitinhonha

Município           Saldo
Belo Horizonte     7.207 
Nova Serrana      2.140
Patos de Minas   1.940 
Uberlândia          1.266 
Uberaba                875 
Matozinhos           785 
Betim                    742 
Ipatinga                671
Araporã                668
Sacramento         598 

Setores

Ainda segundo o Caged, os setores que mais geraram novas vagas de emprego entre janeiro e fevereiro de 2022 em Minas Gerais são os serviços na área de administração pública, defesa, seguridades social, saúde humana e serviços sociais (conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE), com 14.221 novas vagas. Em seguida, as indústrias de transformação, com 9.513 novas vagas no primeiro bimestre. Em terceiro lugar, com 9.143 novos postos de trabalho estão os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imoboliárias, profissionais e administrativas. Em quarto, a construção, com 4.754 vagas e, em quinto, a agropecuária, com 2.539 novas vagas geradas.

Leia Também:  Hospitais da rede do Estado recebem investimento histórico em obras e equipamentos

Vacinação

Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese, Amanda Siqueira Carvalho, o avanço da vacinação contra a covid-19 foi fundamental para o resultado positivo. “O cenário de crescimento econômico apresentado por Minas Gerais se deve, sobretudo, ao alto grau de cobertura da vacinação em todo o estado, que tem possibilitado a redução das restrições ligadas à mobilidade e o retorno, já em patamares normais, das atividades de produção e consumo. Dessa forma, vemos o bom desempenho dos grandes setores econômicos com a abertura de novos postos de trabalhos formais”, destaca.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Bia Miranda e o namorado, o DJ Buarque revelam sexo do bebê: ‘Primeiro filho do’

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA