Minas Gerais

Unimontes é selecionada para nova remessa de cursos e especializações da Universidade Aberta do Brasil

Publicados

em


Christiano Jilvan

O Centro de Educação a Distância da Unimontes (Cead) trabalha na perspectiva de oferecer, em breve, novos cursos gratuitos de licenciaturas e especializações como parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Isso porque a instituição está entre as selecionadas pelo Edital 9/2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para disponibilizar oito novas graduações/licenciaturas e quatro pós-graduações lato sensu em 41 polos de apoio presencial em todas as macrorregiões do estado.

Os cursos de graduação relacionados para a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferecer neste novo edital são Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia. Já as especializações são nas áreas de “Alfabetização e Multiletramentos”, “Educação a Distância”, “Educação Especial Inclusiva” e “Gestão Educacional”.

A abrangência da proposta aprovada para o Cead/Unimontes se destaca pelo atendimento a polos de 41 municípios de todas as macrorregiões mineiras: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.

Os municípios selecionados são Águas Formosas, Almenara, Andrelândia, Araxá, Barão de Cocais, Bicas, Bocaiuva, Buritis, Buritizeiro, Campos Gerais, Capelinha, Cataguases, Confins, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Cristália, Divinolândia de Minas, Formiga, Frutal, Ipanema, Itamarandiba, Itamonte, Jaíba, Janaúba, Januária, Joaíma, Mantena, Montes Claros, Nanuque, Pedra Azul, Pompéu, Rio Pardo de Minas, Salinas, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Miguel do Anta, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Turmalina, Urucuia e Várzea da Palma.

Leia Também:  Suspeito de matar amigo em frente a universidade em BH é preso

O resultado está disponível no Sistema de Análise de Processos/SAP da Capes: processo nº. 88881.671832/2022-01 (parecer “deferido” e proposta deferida “integralmente”).

Critérios e definição

O processo de articulação para disponibilizar os cursos seguiu a orientação da Capes, em parceria com o Fórum Estadual de Coordenadores dos Polos UAB, que recebeu as demandas dos municípios. Em reunião deliberativa, foi organizada uma planilha identificando a distribuição de acordo com as demandas apresentadas ao fórum, seguindo os critérios de aptidão do respectivo polo, estrutura física adequada e mobilização para que os candidatos se apresentem para participar do processo seletivo.

De acordo com as coordenadoras do Cead, o MEC, por meio da DED/CAPES, organizou as 136 instituições de ensino superior do país em seis grupos, considerando critérios como a expertise da instituição em EaD, a qualidade dos cursos em avaliações oficiais, o histórico de cursos oferecidos e o quantitativo de graduados.

E com base nestes grupos, das 136 universidades públicas participantes da UAB, apenas nove foram selecionadas para oferecer o limite máximo de 2.160 vagas que o edital permite, entre as quais a Unimontes e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – únicas de Minas Gerais com a possibilidade de disponibilização integral de turmas.

O resultado da seleção foi divulgado na terça-feira (5/4) pelo MEC, confirmando o preliminar que já havia sido alcançado pela Unimontes na última semana de março. O assunto foi tema de reunião de trabalho do reitor, professor Antonio Alvimar Souza, com a direção do Cead, composta pelo o diretor Fernando Guilherme Veloso Queiroz, coordenadora de projetos, Maria Ângela Lopes Dumont de Macêdo e coordenadora administrativa, Renata Rocha Ramos.

Leia Também:  Pré-matrículas on-line do SiSU Unimontes começam nesta quarta-feira (23/2)

Maior entrega simultânea

Com o resultado, a Universidade Estadual de Montes Claros alcançará a sua maior entrega simultânea de cursos. Atualmente, sob a coordenação do Cead, existem 24 polos municipais com 1,6 mil alunos em cinco cursos diferentes.

“A partir dessa nova oferta, a Unimontes passará a coordenar 49 polos ao mesmo tempo, chegando próxima à marca de 4 mil alunos em EaD”, explica o diretor do Cead, Fernando Queiroz. Conforme o edital 9/2022, serão 12 cursos em 41 polos/municípios, sendo 2.160 alunos em 60 turmas. Serão dois processos seletivos, com a primeira entrada entre agosto e outubro deste ano, com quatro licenciaturas (756 vagas) e duas especializações (324 vagas). A segunda entrada está prevista para janeiro a março de 2023, com  mais quatro cursos (756 alunos) e duas especializações (324 vagas).

A professora Maria Ângela Dumont destaca a importância em valorizar os professores dos departamentos responsáveis pelos respectivos cursos, na dedicação em elaborar os projetos e no interesse em fomentar ainda mais a EaD, opinião que foi compartilhada pela coordenadora administrativa, Renata Ramos, que considera a Unimontes como de vanguarda na educação a distância, especialmente pelo grande interesse manifestado e oficializado pelos municípios nas apresentações dos cursos superiores de licenciaturas e bacharelados, e, ainda, a busca pelas pós-graduações lato sensu que permitem a formação continuada dos educadores.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Suspeito de matar amigo em frente a universidade em BH é preso

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Estado amplia investimentos para beneficiar saúde da população

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA