Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Codemge assina protocolo para doar áreas da Vila do Artesanato e do Lago Norte ao município de Araxá 

Publicados

em

Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) está destinando ao município de Araxá as áreas em que estão localizados o Lago Norte e a Vila do Artesanato, incluindo o estacionamento e a área de lazer. O Protocolo de Intenções, celebrado entre a Codemge, a prefeitura e a Câmara Municipal, busca efetivar a doação dos terrenos, localizados na região do Barreiro, e prevê ainda a execução de obras pela companhia para melhorias no complexo. 

Codemge / Divulgação

 Entre essas ações, está a instalação de marquises e estandes fixos no pavilhão da Vila do Artesanato, além das obras de terraplenagem e pavimentação asfáltica com para a implantação de estacionamento para 221 veículos e 50 motocicletas, no terreno localizado próximo ao Castelinho. Está prevista também a construção da área de lazer, no terreno destinado ao estacionamento. 

Os projetos de todas essas intervenções foram previamente aprovados pelo município. Os investimentos da Codemge nas obras totalizam R$ 3,8 milhões. A estimativa é concluí-las até o primeiro trimestre do próximo ano. 

 De acordo com o Protocolo de Intenções, a prefeitura será responsável por elaborar projeto de lei para recebimento da doação e encaminhá-lo à Câmara de Vereadores. 

Já a Câmara de Araxá vai analisar o projeto de lei enviado pela prefeitura para sua conversão em lei municipal. O objetivo é formalizar a autorização do Poder Legislativo para a concretização do objeto pactuado. A expectativa é a de que a doação seja legalmente efetivada ainda em 2022. 

Leia Também:  Prazo para cadastrar áreas de plantio de soja termina nesta quarta

 Para a execução do protocolo de intenções, não haverá transferência de recursos financeiros entre os partícipes. Os serviços decorrentes desse vínculo cooperativo serão prestados em regime de cooperação mútua, não cabendo remunerações. 

Equipamentos doados 

O protocolo de intenções abarca a doação dos terrenos em que estão localizados os equipamentos: Vila do Artesanato, estacionamento, área de lazer e Lago Norte. Com a municipalização desses espaços, objetiva-se potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região, bem como permitir que a comunidade desfrute de serviços  cada vez mais de qualidade e de ambientes sempre preservados e adequados à realidade local. A administração municipal poderá fomentar o uso estratégico e eficiente das áreas doadas. 

 A Vila do Artesanato constitui um importante espaço voltado para divulgação, exposição e comercialização de produtos artesanais. O empreendimento, implantado pela Codemge, contribui para fortalecer o artesanato e a culinária na região, dando uma atração adicional ao Parque do Barreiro, que recebe turistas de diversas localidades. 

O Lago Norte faz parte do complexo que compõe o entorno da Vila do Artesanato. No local, há bebedouros, banheiros, calçadas, bancos de madeira e postes de iluminação, por exemplo. 

Leia Também:  Participantes de audiência clamam pelo asfaltamento de trecho da LMG 654, no Norte de Minas

Até que a destinação das áreas ao município seja efetivada por lei, a Codemge segue responsável pela manutenção desses espaços. 

 Codemge 

 A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio. 

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas. O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros. Outras informações: www.codemge.com.br

Fonte: link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governo federal diz que leilão de duplicação da BR-381 será em dezembro

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA