Minas Gerais
Inaugurada 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Lagoa Santa, na RMBH
O Posto Avançado de Bombeiros, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi elevado, nesta quarta-feira (4/5), à categoria de Companhia de Bombeiros Militar.
A solenidade de inauguração das novas instalações da 2ª Companhia de Bombeiros Militar na cidade contou com a presença do governador Romeu Zema; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva, além de lideranças políticas e autoridades militares e civis da região.
O governador ressaltou o trabalho do Governo de Minas para entregar os mineiros um serviço público de melhor qualidade.
“Vamos salvar muitas vidas com todas as novas unidades do Corpo de Bombeiros que temos colocado em funcionamento em diversas regiões do estado, como essa de Lagoa Santa. O mineiro merece um estado responsável, um estado que presta bons serviços ao povo”, declarou Zema.
A ampliação da capacidade de atuação está alinhada com o plano de crescimento da corporação, promovendo, assim, o aumento da segurança e a diminuição do tempo de resposta no atendimento aos moradores nos diversos tipos de ações de emergência.
“A presença do Corpo dos Bombeiros deve crescer 23% nesta gestão. Em 2019, estávamos em 73 municípios e a expectativa é chegar ao final do ano com até 90 municípios. É um crescimento robusto para a corporação. O Corpo de Bombeiros precisa estar cada vez mais próximo da população, expandindo o seu atendimento e levando qualidade no atendimento prestado aos mineiros”, afirmou o coronel Edgard Estevo.
A unidade funcionará ininterruptamente todos os dias da semana e, além de Lagoa Santa, será responsável pelo atendimento em mais cinco municípios da região: Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Santana do Riacho.
“A Companhia do Corpo de Bombeiros em Lagoa Santa era uma demanda antiga. É com orgulho que Lagoa Santa entra no mapa dessa corporação. A unidade será importante para a região, já que a estrutura será operacional para outras cidades do entorno”, disse o prefeito Rogério Avelar. ⁰
Meio ambiente e paleontologia
Lagoa Santa possui uma área de proteção ambiental com sítios arqueológicos, fauna e flora e grande acervo cultural a ser protegido, como o Parque Estadual do Sumidouro, parte do refúgio da vida silvestre de Macaúbas, e ainda é cortada pela rodovia MG-010, principal via de acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó.
Além disso, a cidade ocupa relevante destaque no cenário mundial pelas contribuições históricas encontradas em suas terras, tornando-se o berço de uma das maiores descobertas da paleontologia moderna, o “ Homem de Lagoa Santa”, como foi batizado o conjunto de fósseis humanos, e contribuindo para o entendimento sobre a origem do homem nas Américas.
Atualmente, Lagoa Santa possui uma população estimada de 66.744 habitantes, com concentração de empresas do setor varejista e industrial nos mais diversos segmentos.
Entrega de títulos
Durante a cerimônia do Corpo de Bombeiros, o Governo de Minas, juntamente com a prefeitura de Lagoa Santa, entregou simbolicamente títulos de regularização fundiária urbana (Minas Reurb). Ao todo, 108 famílias que vivem na Vila Fagundes foram beneficiadas.
A posse do imóvel garante segurança jurídica e a valorização imobiliária, além de movimentar a economia ao permitir investimentos no imóvel.
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial