Minas Gerais

Missão à Alemanha reforça estratégias de atração de investimentos internacionais para Minas

Publicados

em

O Governo de Minas finalizou, nesta semana, mais uma missão internacional. Desta vez, um grupo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) apresentou as potencialidades do estado a empresários alemães em extensa agenda de trabalho. O roteiro buscou dar visibilidade às inúmeras oportunidades de negócios existentes em Minas Gerais.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o representante da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, visitaram, de 9 a 18/5, empresas e instituições, além de trocar experiências e estreitar relacionamento com lideranças e empresários. Eles também participaram de eventos, encontros e palestras que acenaram para futuras parcerias, o que expande as perspectivas do estado como destino para grandes investimentos em diversos setores.

“A missão internacional reforça a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e tem o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Essa é a prova de que estamos dando um grande passo para atrair cada vez mais desenvolvimento, investimento e promover a abertura do mercado mineiro para o mundo. Essas ações trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, gera mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, destaca Passalio.

Setor cervejeiro

A comitiva iniciou os trabalhos em visita a empresas que integram o setor cervejeiro premium de Munique, cada vez mais em alta no mercado consumidor brasileiro e no radar da equipe econômica do Governo de Minas. Além de atrair novos investidores para aumentar a disponibilidade do produto e suprir a demanda em Minas Gerais, a intenção da visita foi impulsionar a vinda de outros negócios da cadeia produtiva, como fabricantes de latas e garrafas. A ação estimula a circulação de capital no estado e incentiva, por exemplo, o trabalho de cooperativas de reciclagem de alumínio. 

A comitiva ainda apresentou, segundo Passalio, os diferenciais e as vantagens para investimentos no estado e citou cases de sucesso como o do grupo Heineken, que recentemente anunciou nova unidade, em Passos, no Sul de Minas. A fábrica será a mais sustentável da empresa no país, 100% abastecida por fontes de energia renovável.

Leia Também:  Governo promove Minas Láctea na próxima semana, em Juiz de Fora

“A agência Invest Minas está atenta para a busca de novos negócios, especialmente aqueles que estejam ligados às vocações locais, que agregam valor para sua cadeia produtiva. O mercado é dinâmico e, por isso, a agência Invest Minas realiza um monitoramento sistemático dos setores estratégicos para o estado e identifica as oportunidades de negócios, partindo para uma prospecção ativa junto às empresas”, afirma Ronaldo Barquette.

Energia renovável

No segundo dia na Alemanha, a missão reforçou a vanguarda de Minas Gerais no segmento de energia renovável, com o estado ocupando a liderança em geração distribuída de energia solar no país com a marca de 2 gigawatts (GW) de potência instalada de fonte solar, o que responde por 18% de todo o potencial no Brasil. Esse panorama foi apresentado durante participação da comitiva em evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), agenda finalizada com rodadas de negócios.

Os representantes de Minas também se reuniram com empresas dos segmentos ferroviário e de mobilidade elétrica, que demonstraram interesse em estabelecer relações com o estado.  Além dessas pautas, a comitiva se reuniu com mais três empresas fabricantes de inversores – equipamento responsável pela conversão de energia elétrica gerada pelos painéis de corrente contínua para corrente alternada. Uma delas sinalizou a possibilidade de investimentos e já agendou uma reunião para o próximo mês, em Minas Gerais.

Participação na Intersolar

Houve ainda participação da comitiva mineira durante a abertura do ciclo de conferências da Intersolar, maior feira da indústria solar do mundo e referência no segmento, que funciona como plataforma internacional para tecnologia solar, fotovoltaica e térmica solar. O evento, realizado em Munique, integrou importante agenda da comitiva. Com o tema “Connecting Solar Business” (conectando o negócio solar) – a Intersolar conectou pessoas e mercados, em sintonia com o objetivo principal do Governo de Minas, que salientou o papel do estado como líder na geração de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Leia Também:  Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando

Em seguida, os representantes de Minas participaram de um painel com o tema “Perspectivas de crescimento global e de um acordo solar para a Europa: o papel da energia solar nas estratégias e tendências de descarbonização”.

Minas na mira dos negócios

Crédito: Sede / Divulgação 

A comitiva também visitou empresas, participou de reuniões com instituições do segmento, como a Solar Power Europe, associação de empresas ligadas à energia solar de toda a Europa, e esteve em encontros que agregam os principais players de investidores e operadores de energia solar no mundo.

Temas como biomassa e resíduos urbanos, alternativas de combustível, concessões de rodovias e geração de hidrogênio, segmento em que a Alemanha tem grande expertise, integraram a agenda.

O 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), mais importante evento econômico bilateral entre os dois países, foi citado durante a visita. O EEBA acontecerá, em novembro deste ano, em Belo Horizonte, em ação conjunta entre Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Essa será a primeira vez que Minas Gerais irá sediar o evento.

No segundo dia em Berlim, a comitiva participou de uma audiência com o embaixador Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, quando foram realçadas as ações do Governo de Minas para consolidar parcerias com a embaixada brasileira em Berlim. O embaixador reconheceu o protagonismo do estado em diversas áreas e se comprometeu com ações que possam atrair investimentos para Minas.

A comitive esteve, ainda, em reunião com a Health Capital, um conglomerado voltado às ciências da vida que reúne empresas globais; junto ao grupo Deustch Ban (DB), conglomerado de mais de 400 empresas, voltado a projetos de infraestrutura, especificamente ferroviários.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Prorrogado prazo do edital de estudos sobre modelagem de concessão da Serraria Souza Pinto

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 15 de abril

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA