Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado retoma atividades em mais uma Unidade de Prevenção à Criminalidade

Publicados

em

Dando continuidade à retomada dos trabalhos de Prevenção à Criminalidade no estado, a Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Primeiro de Maio, em Belo Horizonte, voltou a oferecer os programas Fico Vivo! e Mediação de Conflitos à população. A solenidade de reimplantação foi realizada nesta quarta-feira (22/6). Esta é a quinta unidade que tem o retorno das atividades.

Para marcar a retomada em um novo endereço, foi realizada uma visita do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e da subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes.  Na oportunidade, o secretário enfatizou a importância do trabalho realizado pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
 

Tiago Ciccarini / Sejusp

“O que interessa para a gente é a prevenção. É muito melhor evitar a prática de uma infração penal do que prender e tentar ressocializar o infrator. Isso aqui, para a gente, do Estado, é uma medida inteligente em todos os aspectos”, afirmou Greco. 

A subsecretária em exercício reforçou, também, o papel dos parceiros da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, que tanto contribuem para o sucesso dos programas. Junto à comunidade, sinalizou ela, o diálogo é fundamental para o que é desenvolvido na UPC.

“Os adolescentes e jovens atendidos pelo Fica Vivo! não são os delinquentes comumente ditos lá fora. Aqui eles são cidadãos de direitos e a gente tem uma aposta: são jovens que podem ressignificar a vida desde que as oportunidades certas apareçam para eles”, destacou Flávia. “E temos o Programa Mediação de Conflitos, que dá espaço de acolhimento e escuta para tratamento de conflitos e aposta na mulher, no homem, no cidadão dessa comunidade; são pessoas que têm conhecimento, história, valores, e aqui nesse espaço a gente constrói junto as soluções possíveis para a vida”, complementou.

Leia Também:  Timão retoma pré-temporada após pausa para o Natal

A visita ao novo endereço da UPC Primeiro de Maio contou também com a presença de autoridades municipais, estaduais e parceiros da política estadual.

Programas em ação

A UPC Primeiro de Maio volta a oferecer à população os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos. Instituído no ano de 2003, o Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo! atua na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens de 12 a 24 anos, em áreas que registram maior concentração desse fenômeno. O programa articula dois eixos de atuação: Proteção Social e Intervenção Estratégica. As oficinas esportivas, culturais e artísticas oferecidas são estratégias de aproximação e atendimento aos adolescentes e jovens articuladas às características das áreas atendidas. Elas são implantadas em diferentes locais das áreas de abrangência da Unidade de Prevenção à Criminalidade, articulando aspectos da singularidade dos adolescentes e dos jovens e o acesso a direitos.

Já o Programa Mediação de Conflitos faz parte da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade desde 2005 e está presente em dez municípios de Minas Gerais. As equipes de analistas sociais do programa, a partir de diversas técnicas, contribuem para o fortalecimento e a mobilização comunitária, incentivam o diálogo e o capital social e facilitam o acesso a direitos. A intenção é construir com os moradores uma segurança pública cidadã e promover meios pacíficos de resolução de conflitos, a partir dos fundamentos da mediação comunitária, impactando na redução da violência letal.

Leia Também:  Minas intensifica ações para aumentar índices de coberturas vacinais no estado

Retomada e expansão

O Governo de Minas já retomou as atividades em cinco unidades de prevenção à criminalidade nos últimos meses. Até o fim de julho, serão sete unidades com trabalhos reativados, em municípios de todo o estado. Os trabalhos desses locais tinham sido suspensos em 2020, em razão de contingenciamentos financeiros decorrentes da queda da arrecadação, em função da pandemia da covid-19.

Até o fim do ano, há a previsão de inauguração de mais três novas Unidades de Prevenção à Criminalidade, em Curvelo, Barbacena e Pouso Alegre. Patos de Minas também ganhou o programa Selo Prevenção Minas em maio deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 28 de janeiro

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA