Tribunal de Justiça

TJMG promove mais uma edição do Outubro Rosa

Publicados

em

Pelo 10º ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais adere ao Outubro Rosa, campanha de mobilização para conscientização e combate ao câncer de mama. Várias ações foram realizadas nesta terça-feira (25/10) em todo o estado, envolvendo magistrados, servidores, terceirizados e estagiários na luta contra uma das doenças que mais atinge mulheres no país, mas que apresenta alto índice de cura se for detectada a tempo.

Not---OutubroRosa-Sede-BH-Vilas-Boas.jpg
1º Vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, e equipe aderiram à campanha ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Todos foram estimulados a utilizar alguma peça do vestuário ou acessório na cor rosa, como símbolo de adesão à campanha e, principalmente, de conscientização sobre a necessidade de prevenção.

Not---OutubroRosa-Sede-BH-Dresch.jpg
2 Vice-presidente, desembargador Renato Luis Dresch, na ação de conscientização ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Em todas as unidades do TJMG, a adesão à campanha foi intensa, inclusive entre magistrados. 

Not---OutubroRosa-Sede-BH-Ana-Paula-Caixeta.jpg
3ª Vice-Presidente, Ana Paula Nannetti Caixeta, estimulou a equipe ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG ) 

Bandeira da Prevenção

O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, destacou que vestir o rosa é uma bandeira para lembrar que o câncer de mama, se prevenido ou acompanhado no início, tem cura“Mas antes de vestir o rosa, você veste a condição de empatia com o outro”. Neste sentido, considera que o importante é falar do tema sem receio, para difundir informação.

Estande Gersat

As ações desenvolvidas pelo TJMG tiveram exatamente o objetivo de alerta e informação. Uma iniciativa neste sentido ocorreu no Fórum Cível e Fazendário, localizado na avenida Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. O local recebeu um estande da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do TJMG para difundir orientações sobre como realizar o autoexame e outras formas de prevenção ao câncer de mama.

Leia Também:  Governo de Minas promove mutirão para regularização do licenciamento de veículos

Durante a ação, houve a distribuição de folhetos informativos e uma demonstração sobre o autoexame, com um modelo de mama.

not---Outubro-Rosa---Raja---4.jpg
Enfermeira da Gersat, Valmara do Espírito Santo faz uma demonstração do autoexame, utilizando o modelo mama amiga

Conscientização

De acordo com Valmara do Espírito Santo, enfermeira da Gersat, um dos objetivos da campanha é a conscientização quanto aos cuidados necessários e a importância de adotar hábitos mais saudáveis.

“A ideia é sensibilizar as mulheres para o autocuidado, não só em relação ao câncer de mama, mas com a preocupação da saúde como um todo. Apresentamos, inclusive, a “mama amiga”, que é um modelo utilizado para fazer a demonstração de como fazer o autoexame. Falamos também sobre outros cuidados que a mulher precisa ter com a saúde, como a consulta regular ao ginecologista, a importância de ter uma alimentação saudável e da prática de atividade física”, disse a enfermeira.

not---Outubro-Rosa---Raja---5.jpg
Servidoras do Fórum Cível e Fazendário, na unidade Raja ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

Autoexame

Márcia Magna Dias Cardoso Maia, que trabalha no TJMG há 36 anos, destacou a importância da campanha.

“As pessoas precisam cuidar de si e o TJMG abre um espaço para a conscientização. Como o estande fica mais fácil para os servidores participarem da ação. Eu fiquei empolgada para usar minha blusa rosa e chamei vários colegas para participar”, disse a servidora, que trabalha na Central de Cumprimento de Sentença (Centrase-Cível).

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 29 de outubro
Not---OutubroRosa-JESP2.jpg
Equipe do Jesp no Outubro Rosa ( Crédito : Cecilia Pederzoli/TJMG )

Para Michele Salvador Alves, que atua no setor do Processo Judicial Eletrônico (PJe), muitas vezes as informações de prevenção não chegam de forma semelhante para todas as mulheres, o que demonstra a importância da campanha. “A gente trabalha com atendimento ao público, muitas vezes em contato direto com pessoas mais carentes, que não têm acesso às informações. Precisamos ter a sensibilidade para orientar, ajudar e, algumas vezes, dar encaminhamento para o atendimento correto daquele problema”, afirmou.

Segundo a servidora Cibele Fernanda Costa, “a ação nos espaços do TJMG é muito importante, pois traz para o nosso local de trabalho dicas de prevenção. Esse tipo de campanha salva vidas, já que nos alerta para sinais que podem indicar a doença”.

Leia aqui notícias sobre as comemorações em outras comarcas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Cejusc da Comarca de Porteirinha realiza casamento comunitário

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA