Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Prazo para inscrições no programa de cotas da Uemg termina em 19/12

Publicados

em

A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) encerra, na próxima segunda-feira, prazo para inscrições no Programa de Reserva de Vagas (Procan) do Vestibular 2023.

Ao todo, 50% das 4.607 vagas oferecidas no processo seletivo são reservadas ao programa de cotas e outros 5% ao programa de Inclusão Regional.

O vestibular da Uemg contempla 128 cursos presenciais distribuídos em 18 cidades. O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição também termina no próximo dia 19/12.

A reserva de vagas pelo Procan se destina a seis categorias: negros, quilombolas, indígenas, ciganos, egressos de escolas públicas e pessoas com deficiência.

Os candidatos devem, obrigatoriamente, ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, e ter renda familiar bruta, per capita, de até 1,5 salário mínimo, com exceção das pessoas com deficiência.

Guia

Com o objetivo de tornar as informações do edital mais acessíveis aos candidatos que não estão habituados com essa característica de documento, a Uemg publicou, nesta terça-feira (13/12), guia que reúne as principais informações relacionadas ao processo seletivo. Além disso, o documento também conta com a apresentação dos cursos de graduação da Uemg.

Leia Também:  Iniciativas contempladas pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig vão receber mais de R$ 13,6 milhões para execução

O guia, publicado em versão digital no site do vestibular.uemg.br, está disponível em formato PDF para facilitar download e compartilhamento.

Confira a distribuição das vagas:

•          Categoria I – 21% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;

•          Categoria II – 3% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;

•          Categoria III – 3% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;

•          Categoria IV – 2% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;

•          Categoria V – 16% para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;

•          Categoria VI – 5% para pessoas com deficiência.

Além do Procan, 5% das vagas do Vestibular 2023 se destinam à inclusão regional, que busca contribuir com o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas as unidades da Uemg. Os candidatos devem residir em Minas Gerais e ter cursado o ensino médio, integralmente, em instituições públicas sediadas no estado.

Leia Também:  Governo de Minas realiza operação de fiscalização preventiva para orientar e sensibilizar população na Semana do Meio Ambiente

Interessados em ingressar na Uemg por meio do Procan ou da inclusão regional devem indicar a opção no ato da inscrição e providenciar a documentação necessária. O resultado final do processo seletivo vai ser divulgado no dia 13/3.

Confira o cronograma resumido:

•          7/12/2022 – início das inscrições;

•          19/12/2022 – último dia para inscrições pelo Procan e inclusão regional;

•          9/1/2023 – último dia para inscrições no Vestibular pela ampla concorrência;

•          21 e 22/1/2023 – provas de habilidades específicas (para os cursos de Música);

•          29/1/2023 – provas de conhecimento geral;

•          13/3/2023 – divulgação do resultado final;

•          14/3/2023 a 20/3/2023 – matrícula dos aprovados;

•          21/3 – início das aulas para os calouros.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Cemig aposta em Programa de Pontos para incentivar adesão de varejistas ao Mercado Livre de Energia

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA