Brasil e Mundo
Barroso ironiza pichação de vândalos com erro gramatical: ‘De lascar’


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso ironizou uma pichação feita pelos bolsonaristas que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília, nesse domingo (8) , com erro de português.
A frase escrita no vidro de um dos edifícios diz “Perdel, mané”, em referência a uma declaração do ministro a um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que o provocou após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, em outubro do ano passado .
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, um jornalista cita a pichação feita no prédio do STF e pergunta a Barroso se ele se arrepende de ter dito a frase. O ministro, então, ironiza: “Eu me arrependo porque é uma ‘Perdeu, mané’ com L ali. Isso sim é de lascar”.
Na tarde desse domingo (8), bolsonaristas invadiram e vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo . Os edifícios públicos da capital ficaram completamente depredados . Na ocasião, instalações foram quebradas, câmeras de segurança arrancadas e destruídas e a fiação foi exposta.
Os invasores destruíram, inclusive, parte importante do acervo artístico e arquitetônico ali reunido e que “representa um capítulo importante da história nacional” , conforme nota emitida pelo Palácio do Planalto .
“Perdeu, mané”
Enquanto fazia uma viagem aos Estados Unidos, Barroso foi questionado por um homem se iria “responder às Forças Armadas” sobre uma alegação de fraude nas urnas eletrônicas durante as eleições. O ministro rebateu com a frase: “Perdeu, mané, não amola!” .
Mais tarde, ele lamentou a fala, mas disse não se arrepender da declaração .
“Foi um momento raro na minha vida, de uma certa exasperação. Eu falei a linguagem das pessoas que estavam lá”, afirmou Barroso em entrevista à GloboNews . “Eu lamento, para falar a verdade. Não me arrependo, mas lamento que tenha acontecido.”
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas