Minas Gerais
Livro didático digital estará disponível na rede estadual de ensino em Minas
Um aliado de todos os estudantes, o livro didático é um caminho para o conhecimento. O material, que também auxilia os professores e estudantes no cotidiano educacional, traz muito mais do que conteúdos teóricos e atividades, eles abrem um novo universo. Em 27 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático, e a rede pública estadual de ensino reconhece o valor desta ferramenta no processo pedagógico com uma novidade: materiais didáticos digitais. Mais uma ferramenta inovadora de tecnologia pública, que permite mais acessibilidade aos estudantes e professores.
Por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal, que compreende ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, estudantes e professores terão disponíveis os instrumentos didáticos também de forma digital. A previsão é que os livros digitais dos anos iniciais do ensino fundamental sejam disponibilizados a partir de abril para todas as escolas brasileiras.
O principal benefício do livro didático digital é proporcionar mais possibilidades aos professores para trabalharem suas práticas didáticas e pedagógicas, assim como propiciar uma aprendizagem mais eficiente e acessível aos estudantes. O formato digital, com recursos dinâmicos, agrega pessoas com deficiência e também com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, já que esses materiais já serão disponibilizados com acessibilidade para todos os alunos, em especial para esses estudantes.
“O PNLD renovou a sua importância como programa consolidado no Brasil, porque se reformulou e se adaptou às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e às competências gerais, específicas de cada componente curricular. É uma ferramenta importantíssima para que os estudantes tenham acesso ao material didático de qualidade”, reforça o diretor da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Weynner Lopes Rodrigues.
O livro didático é uma ferramenta que subsidia os professores em suas ações pedagógicas, atendendo a todas as idades e níveis de ensino. Disponibilizado de forma gratuita, o objetivo é aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, fomentar a prática investigativa e incentivar a leitura.
Com curiosidades, contextualização de temas e apresentação de assuntos que permeiam o dia a dia dos estudantes, os livros didáticos são instrumentos que permitem um aprendizado mais completo e atemporal. Por isso, é importante que os alunos tenham cuidado com os exemplares físicos também. Afinal, a conservação e o uso de maneira consciente é o que irá garantir que, se tratando dos livros reutilizáveis, outros estudantes recebam os exemplares em bom estado e possam ter uma experiência de conhecimento mais agradável.
A versão digital é uma novidade que está começando a ser usada agora. Até o momento, foram disponibilizadas apenas prévias dos materiais. Ainda não são todos os conteúdos que estão disponíveis. Em breve, serão divulgadas mais informações e detalhamentos sobre o assunto.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.