Polícia
Operação Mutilus mira grupo criminoso envolvido com tráfico em Nanuque
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (1/3), a operação Mutilus visando ao cumprimento de 39 medidas cautelares expedidas judicialmente, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, em Nanuque, região do Mucuri.
Na ocasião, dez pessoas foram presas e um adolescente, apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Entre os presos, quatro foram detidos em flagrante delito por tráfico de drogas, sendo um deles também autuado por posse ilegal de arma de fogo e munições. Três mandados de prisão foram cumpridos contra investigados que já estavam no sistema prisional.
No curso dos trabalhos, os policiais também arrecadaram um revólver calibre 38, 15 munições de mesmo calibre, 17 buchas de maconha, três pedras de crack e outros três papelotes de cocaína, um caderno de anotações, dois rádios comunicadores, balança de precisão e dois dichavadores.
A operação contou com o efetivo de 80 policiais civis e militares, em 22 vinte viaturas, além da equipe do Canil da PCMG.
Investigação
Por meio de investigações, a equipe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Nanuque identificou a atuação de uma organização criminosa na região, com fundação historicamente ligada ao estado do Rio de Janeiro e extensão de domínio para outros estados da federação. Com foco em crimes de tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo, trata-se de um grupo que usa de extrema violência para conquistar territórios propícios à venda dos entorpecentes.
Mutilus
O termo Mutilus, que em latim significa mutilar, faz uma referência à intervenção qualificada da PCMG com o objetivo de eliminar o braço operacional da organização criminosa na região de Nanuque.
Fonte: Polícia Civil MG
Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados
Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCarnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásTecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSistema Faemg Senar lança novos cursos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásApós ação da AMM, TCE pede explicações ao Governo de Minas sobre concessão de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásExpomontes tem 99% de reservas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMineradora adquire área em Araxá
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásUnião, diálogo e firmeza ditam posição do agro neste ano eleitoral
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásSINFERSI e FIEMG cobram do DNIT solução para restrição de carga na ponte da BR&365, em Pirapora (MG)



