Minas Gerais

Reformas e previsibilidade são fundamentais para desenvolvimento do Brasil, enfatiza governador

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (2/3), no Rio de Janeiro (RJ), da abertura do 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). A edição marca o retorno das atividades, depois de três anos suspensão, em razão da fase mais crítica da pandemia de covid-19. O último encontro havia sido em 2020, no Paraná. 

Durante seu pronunciamento, Zema lembrou que os estados que formam o Cosud representam 53% da população nacional e mais de 70% da economia e da produção e que, com certeza, o consórcio contribui muito mais na arrecadação federal. “Boa parte do Brasil está hoje aqui presente, uma parte muito importante e que contribui muito mais do que recebe de volta”, ressaltou.

O evento reúne governadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reformas

O governador também enfatizou a importância das reformas e da previsibilidade das contas públicas, objetivos que devem ser sempre reforçados nos encontros de integração entre as lideranças do Sul e Sudeste.

Leia Também:  Brasil perde para Camarões mas classifica em 1º do grupo no saldo de gols

“Somos um país carente de reformas. Há 40 anos, o Brasil liderava no mundo uma série de pontos, era destaque e, de lá pra cá, perdemos relevância. Hoje temos uma série de países que avançaram e nós estamos em uma velocidade muito menor”, disse.

Zema ainda apontou a falta de previsibilidade como um dos maiores entraves do país, tendo em vista que, sem planejamento, não há investimentos. “A questão primordial em qualquer cidade, estado e nação é a previsibilidade. É preciso um norte para garantir que o que é gasto é menor do que o arrecadado”, explicou.

O governador finalizou com destaque para a sustentabilidade, sem a qual nenhum governo é capaz de dar certo. “O que precisamos, no Brasil, é de governantes mais corajosos e que tenham condição de levar adiante esse tipo de bandeira que é fundamental para que tenhamos um futuro melhor”, alertou.

Programação

Até sábado (4/3), além de debater temas centrais, como saneamento, reforma tributária e pacto federativo, os governadores vão discutir ações relacionadas a meio ambiente, direitos fundamentais e cidadania, segurança pública, educação e saúde.

Leia Também:  4 continentes, 13 países e 27 Estados: o Mundo e o Brasil na Copinha 23

Ao final do evento, será apresentada a Carta do Rio de Janeiro. O documento trará um conjunto de ações e propostas elaboradas durante o evento pelos governos do Sul e Sudeste para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados. O próximo encontro será em Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governador marca presença no 1° encontro de Muladeiros de Passos

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  América-MG vence o Corinthians em primeiro jogo das quartas da Copa do Brasil

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA