Minas Gerais
Mostra na EMCplay reforça o protagonismo das mulheres no audiovisual
“Luz, Câmera, Ação”. A famosa expressão comum nos sets de filmagens ainda tem poucas vozes de mulheres. De acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), órgão vinculado à Ancine, apenas 20% dos filmes brasileiros têm direção assinada por elas. Para enfrentar esse cenário tão desigual e destacar a participação feminina no audiovisual, estreia, em março, a mostra “Mulheres em Ação” na plataforma de streaming EMCplay. O serviço de vídeo sob demanda público e gratuito exibe trabalhos com diretoras, roteiristas, produtoras e atrizes.
São mais de 15 filmes que foram selecionados por uma curadoria composta por mulheres da diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). As obras abordam o universo feminino, suas questões e dilemas com um olhar único e sensível que só uma mulher consegue captar e traduzir para a tela.
A mostra está dividida em quatro eixos e incluem obras de ficção, documentário, animação e jornalismo cultural. “A EMCplay tem mostrado um conteúdo rico feito por elas. Isso já faz parte da política da plataforma de streaming e não poderíamos deixar de colocar em evidência, neste mês, a importância da participação delas no mercado audiovisual”, diz o presidente da EMC, Gustavo Mendicino.
Além de filmes, a programação conta com conteúdos exclusivos da Rede Minas, como a sexta temporada do programa “Cinematógrafo”, que foi inteiramente dedicada ao cinema feito por mulheres e, também, a temporada “Liberdade ainda que Tardia”, do programa “Mulhere-se”, composto por atrizes que dialogam de maneira ficcional e documental sobre a imagem e o papel da mulher na sociedade.
“Essa mostra foi pensada para inspirar novas mulheres a ocuparem a indústria potente do audiovisual, para mostrar que elas podem estar onde quiserem num set de filmagem, tanto nos bastidores quanto nas telas, ou assumindo uma direção. Ainda são poucas as mulheres que conseguem se manter na realização, mas elas são fundamentais na construção do cinema mineiro e a EMCplay dá visibilidade a elas. Precisamos ocupar mais esses espaços, equilibrar as estatísticas”, ressalta Flávia Moreira, diretora de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC.
A mostra “Mulheres em Ação” fica disponível de 6 a 31/3 na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay. Além dos filmes selecionados para a Mostra, o serviço conta com um catálogo extenso com longas, curtas, séries, shows e espetáculos.
Nessa vitrine gratuita da produção audiovisual mineira tem, também, conteúdos especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store. Os detalhes da mostra também são apresentados no Instagram @emcplaymg.
Clique aqui e confira a sinopse dos filmes que são disponibilizados na mostra “Mulheres em Ação”.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.