TECNOLOGIA
TikTok é multado em R$ 70 mi no Reino Unido por usar dados de crianças
O Reino Unido multou nesta terça-feira (4) o TikTok em £ 12,7 milhões (cerca de R$ 70 milhões, em conversão direta) por não cumprir a lei local de proteção de dados pessoais de crianças.
Uma investigação realizada entre 2018 e 2020 pelo Information Commissioner’s Office (ICO), órgão responsável por aplicar a multa, mostrou que 1,4 milhão de crianças britânicas com menos de 13 anos tinham acesso ao TikTok, o que é proibido pelo próprio aplicativo.
Para cumprir a lei local de proteção de dados, serviços que coletam informações de menores de 13 anos precisam pedir o consentimento dos pais ou respensáveis, o que não acontece no caso do TikTok.
“O TikTok não fez o suficiente para verificar quem estava usando sua plataforma nem tomou medidas suficientes para remover os menores de idade que estavam usando sua plataforma”, afirmou John Edwards, Comissário de Informação do Reino Unido.
“Nossa multa de £ 12,7 milhões reflete o sério impacto que suas falhas podem ter tido”, completou ele, acrescentando que o rastreio de informações pessoais de crianças pode ajudar a traçar seus perfis, enviando conteúdos prejudiciais e inapropriados.
Em setembro do ano passado, o ICO já tinha notificado o TikTok sobre a coleta e uso ilegais de dados pessoais de crianças. De acordo com o órgão, a empresa não respondeu adequadamente às queixas.
O TikTok disse à Reuters que discorda da multa e vai considerar os próximos passos a serem tomados.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia
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