ESPORTES
Grêmio finaliza preparação para duelo com ABC-RN, pela Copa do Brasil
Já em solo potiguar, depois da viagem desta manhã rumo ao Rio Grande do Norte, o Grêmio voltou às atividades e realizou no final da tarde desta quarta-feira, o último treinamento visando o duelo contra o ABC, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Na Arena das Dunas, em Natal, o técnico Renato Portaluppi fez os últimos ajustes na equipe que entrará em campo amanhã, às 21h30, no estádio Maria Lamas Farache, o conhecido Frasqueirão.
O treino foi com portões fechados para a imprensa. Durante cerca de duas horas, o grupo trabalhou aspectos físicos, técnicos e táticos. Bola parada, lances ofensivos e defensivos foram algumas das atividades orientadas pela comissão técnica.
Após finalizados os trabalhos, o elenco retornou ao hotel, onde permanece concentrado para a partida.
Esta será a quarta vez na história que Grêmio e ABC-RN se enfrentam. O último duelo aconteceu em 1999, pela primeira fase da Copa do Brasil e terminou empatado em 3 a 3, mas o placar garantiu a classificação do Tricolor à próxima fase.
Lembrando que o confronto desta quinta-feira é válido pelo jogo de ida da terceira fase do Nacional. A partida, que inicia às 21h30, no Frasqueirão, contará com a transmissão da Grêmio Rádio, pelo youtube.com/gremiotvoficial, em imagem pelos canais Premiere e Sportv, além do acompanhamento em tempo real das redes oficiais do Tricolor.
Ação Especial
Em ação patrocinada pela Arena das Dunas, um grupo de crianças com autismo assistiu ao treinamento do Tricolor neste início de noite. Junto delas, pequenos torcedores gremistas vinculados ao Núcleo de Captação do Grêmio no Rio Grande do Norte também estiveram no treino. Ao final, os dois grupos interagiram e posaram para foto com os atletas.
Confira abaixo a galeria de imagens do último treino da equipe do técnico Renato Portaluppi e da ação que aconteceu durante a atividade:
Fonte: Esportes
ESPORTES
Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.
Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.
Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.
Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.
A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.
Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.
Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:
“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”
A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDo ATeG Café+Forte para o programa Mais Você
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásComércio de Uberlândia acima da média
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil



