Minas Gerais
Projeto da Fhemig busca parceria para acreditação hospitalar do Complexo de Barbacena

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (19/7), edital para celebração de termo de parceria para execução das atividades do projeto #AcreditaFhemig, que tem por objetivo alcançar a acreditação hospitalar para o Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB). O edital está disponível em http://fhemig.mg.gov.br/oscip.
O que é acreditação?
A acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
Com isso, estimula os serviços a adquirirem a cultura da qualidade para implementação da gestão de excelência e de melhoria contínua exercida de forma integral.
“Além de gerar maior confiabilidade, a acreditação proporciona ganhos na execução das atividades e serviços e mostra que toda a equipe está focada na melhoria contínua dos processos, visando sempre o melhor atendimento aos pacientes do SUS”, destaca a presidente da Fhemig, Renata Leles Dias.
As ações do projeto #AcreditaFhemig serão executadas em parceria com entidade do terceiro setor, a ser selecionada conforme edital publicado, e pretendem aperfeiçoar as condições de trabalho dos servidores em exercício e a assistência oferecida à população, promovendo a inovação e a excelência na qualidade dos serviços de saúde, com ampliação da oferta de atendimentos, melhorias no escopo de serviços especializados e maior participação da sociedade civil nas atividades da administração pública e na execução das políticas de saúde.
Qualidade em foco
Para a diretora de Contratualização e Gestão da Informação, Diana Martins Barbosa, o #AcreditaFhemig será um importante marco para consolidar modelo de gestão voltado para resultados. “As ações do projeto têm por objetivo garantir a qualidade e a segurança da assistência universal e gratuita, por meio da implantação de uma cultura organizacional de melhoria contínua, modernização e desenvolvimento”, afirma.
O projeto ocorre em quatro etapas: na primeira, é feita uma auditoria diagnóstica. Na segunda, ocorrem capacitações e intervenções para promoção de melhorias necessárias para a acreditação. Já na terceira etapa é o momento da obtenção da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Por fim, na última busca-se a manutenção da acreditação alcançada pela unidade.
Parceria
A entidade parceira deverá ser qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), classificação concedida pelo estado de Minas Gerais que habilita associações e fundações sem fins lucrativos a celebrarem termo de parceria com o governo para atuarem, em cooperação, na execução de políticas públicas, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à sociedade.
A principal justificativa para a instituição de formatos descentralizados é a busca por maior autonomia administrativa, especialização e proximidade com a política pública a ser executada.
Desde 2003, Minas Gerais utiliza esse modelo em diversas áreas, como educação, cultura, esporte, meio ambiente, prevenção social à criminalidade, entre outras.
O Estado buscou a construção de um processo de seleção pública objetivo, impessoal e transparente, visando à escolha da entidade com melhor perfil.
O objeto do termo de parceria a ser celebrado contempla o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços necessários para a obtenção e manutenção de acreditação no âmbito do Projeto #AcreditaFhemig e a manutenção desta por, pelo menos, dois anos.
Além disso, estão previstos treinamento e capacitação de servidores, melhoria de processos, regularização imobiliária, regularização ambiental, obras e estrutura para atendimento às exigências sanitárias e de segurança, que são requisitos para a certificação.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas