Pesquisar
Close this search box.

Política

Desafios e perspectivas da vitivinicultura mineira serão discutidos

Publicados

em

Imagem

Com a finalidade de debater os desafios que o setor vitivinícola enfrenta no Estado na produção e na comercialização de vinhos, a Comissão de Desenvolvimento Econômico promove audiência pública em Andradas (Sul). Solicitada pelos deputados Roberto Andrade (Patriota) e Rodrigo Lopes (União), a reunião acontece nesta segunda-feira (25/9/23), às 9 horas, na Estrada de Andradas, sem número, Fazenda São Geraldo.

Botão

Recente estudo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) sobre o mercado brasileiro de vinhos verificou que a alta carga de impostos, atrelada à falta de incentivos à comercialização do vinho, é um dos entraves ao desenvolvimento desse setor.

Baixo consumo

De acordo com o requerimento da audiência, muitos substituem a bebida feita de uva pela cerveja devido ao preço mais elevado da primeira ou quando não encontram uma garrafa de seu agrado. Existe ainda uma crença entre a maior parte dos brasileiros de que o vinho deve ser consumido apenas em determinadas estações do ano ou em momentos especiais, o que leva a uma média ainda baixa de consumo per capita do produto, em torno de dois litros.

Leia Também:  Governador visita a Casa da Mulher Mineira

Para vencer essas dificuldades e alavancar o setor, afirma o documento, é necessária a divulgação de informações que ajudem a quebrar esses paradigmas. Nesse contexto, os parlamentares entendem que a audiência poderá tratar de questões que auxiliem nessa mudança e permitam ainda um melhor diagnóstico da vitivinicultura no Estado.

Carga tributária

Entre as informações que os deputados pretendem obter durante a reunião pode-se destacar: impacto da carga tributária nesse ramo e possibilidade de incentivos do governo, inclusive com criação de regime tributário diferenciado, para ampliar competitividade na produção; atual nível de profissionalização da atividade quanto à melhoria da infraestrutura, ao acesso à tecnologia e à informação.

Devem ainda ser abordados: medidas para promover o produto no Brasil e no mundo, com apostas do segmento em termos de produtos e mercados para os próximos anos; desempenho do setor de 2019 a 2022 e perspectivas para 2023; possibilidade de incentivo ao enoturismo em Minas.

O requerimento da reunião conclui que o debate em torno desses temas pode mostrar gargalos e propor soluções para ampliação da produção mineira, inclusive com políticas públicas voltadas à pesquisa e ao monitoramento do segmento.

Leia Também:  AMAGIS promove Congresso da Magistratura Mineira 2023

Para a audiência desta segunda-feira (25), foram convidados vários representantes de Secretarias de Estado e órgãos que tem atuação relacionada ao segmento, nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Cultura e Turismo e Agropecuária e Pesquisa. Também foram chamados dirigentes de entidades empresariais ligadas ao setor, entre outros.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Projeto de universalização de bibliotecas ganha parecer favorável

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA