Minas Gerais
Copasa inicia obras para beneficiar 37 mil pessoas em Montes Claros
A Copasa iniciou neste mês mais uma obra para dar continuidade ao programa de investimentos na melhoria do abastecimento de água em Montes Claros, no Norte de Minas.
Essa nova etapa das intervenções, avaliada em R$ 2,3 milhões, visa intensificar o controle de perdas de água e reduzir os episódios de intermitências no fornecimento para as partes altas dos bairros Independência, Jardim Alegre e Jardim Primavera, na região Norte da cidade.
Nesses locais, as obras incluem a construção de 400 metros de adutora de água tratada, em substituição a um sistema de bombeamento. Além disso, estão previstos ainda a execução de interligações de redes e instalação de descargas em pontos das tubulações – procedimento utilizado para garantir a qualidade da água fornecida.
Os serviços contemplam ainda a instalação de 3,6 mil metros de adutora de água tratada no Distrito Industrial II, visando atender à demanda por abastecimento das novas indústrias e dos empreendimentos particulares que têm se instalado na região. Com previsão para serem concluídas em junho de 2024, as intervenções vão beneficiar 37 mil moradores, num total de 12,3 mil ligações domiciliares.
“Com o compromisso de garantir a qualidade nos serviços prestados, a Copasa executa mais uma obra, contribuindo para a redução das perdas e da incidência de intermitências na cidade, proporcionando melhorias no abastecimento de água para a população”, destaca o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima.
Água tratada
Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.
A Copasa em Montes Claros
A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário em Montes Claros desde a década de 1970. O serviço de abastecimento de água atua com três Estações de Tratamento de Água (ETA), com 139.338 ligações ativas, interligadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição. Diariamente, são distribuídos, em média 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade.
O sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e 140.064 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.271.736 metros de redes de esgotamento.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.