Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Notas do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta

Publicados

em

Estudantes de todo Brasil que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e estão aguardando ansiosamente pela liberação dos resultados, já podem acessar suas notas no site do exame, clicando aqui.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12/11/2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do exame, que oferece uma gama de possibilidades aos jovens.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

Participação

O número de estudantes da Rede Pública de Ensino no exame, teve um aumento de um ano para o outro, passando de 766.960 em 2022 para 837.622 em 2023. Minas Gerais registrou a marca de 73,4% de participação entre os estudantes inscritos no estado. Além disso, Minas Gerais ainda conquistou duas notas máximas na prova de redação, de estudantes da rede privada.

Leia Também:  Semad realiza fiscalização em empresas siderúrgicas da Região Central de Minas

Resultados

O resultado do Enem pode ser utilizado para acessar o ensino superior por meio do Sisu, do Prouni e do Fies, assim como para ingresso em universidades de outros países e como critério de ingresso em instituições particulares.

Além disso, as notas da prova também podem ser usadas como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sisu 2023 em Minas

De acordo com dados do Governo Federal, uma das modalidades em que os jovens podem utilizar as notas do Enem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vai oferecer cerca de 33 mil vagas nas universidades públicas de Minas Gerais em 2024.

No estado, 16 instituições federais e duas estaduais integram o Sisu 2024. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição mineira com o maior número de oportunidades, com 6.309 vagas. Na sequência, estão a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 3.255, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que oferecerá 3.204.

Leia Também:  Operação Divisas Integradas VI - Campo Seguro encerra ações com 24 pessoas presas em Minas 

Já as universidades estaduais – a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – vão oferecer 1.620 e 470 vagas, respectivamente.

O período para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25/1, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O portal unificado também reúne outras possibilidades de ingressar em um curso superior por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Semad realiza fiscalização em empresas siderúrgicas da Região Central de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA