Minas Gerais

Férias escolares: espaço da Cemig oferece experiências tecnológicas no Museu de Artes e Ofícios

Publicados

em

Neste período de férias, a Cemig convida toda a família para uma experiência diferente: conhecer a energia elétrica de forma lúdica, divertida e inovadora.

O Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, localizado no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, Centro de Belo Horizonte, é uma atração gratuita e que promete encantar crianças e adultos e trazer conhecimentos por meio da interatividade e do brincar.

Cemig / Divulgação

O espaço, construído pela companhia e pelo Sesi, conecta o passado e o futuro da energia elétrica, com experiências que causam nostalgia nos adultos e descoberta aos pequenos. Isso é possível graças a uma das peças disponíveis: a linha do tempo da energia.

Para aguçar os sentidos, a estrutura traz sons característicos de trovões, das antigas conexões com a internet, além de luzes e interatividade.

Como destaque da exposição, estão importantes peças que explicam conceitos da física, de forma acessível mas sem obviedades.

É possível, por exemplo, sentir o cabelo arrepiar com o Gerador de Van de Graaf, conduzir a energia com a esfera de plasma, entre outras experiências que combinam jogos e explicações mediadas durante toda a visita.

Leia Também:  Cemig desenvolve técnica que impede emissão de gás de efeito estufa na atmosfera

Além do Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, os visitantes podem desfrutar do rico acervo do Museu de Artes e Ofícios, que reúne centenas de peças que contam a história do trabalho, das artes e dos ofícios e estimulam um olhar para o passado, o presente e o futuro do trabalho e do impacto da energia nessa relação.

Como acessar o Museu de Artes e Ofícios

A visitação no Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética é gratuita. Neste momento, embora a Praça da Estação esteja em obras, a entrada ocorre normalmente pela entrada situada ao lado da escadaria do metrô da capital mineira.

As visitas ocorrem sem agendamento prévio de terça a sexta-feira, das 11h às 16h e aos sábados e feriados, das 9h às 17h. Vale ressaltar que para o último horário, é necessário chegar com antecedência de, pelo menos, 30 minutos.

Sobre o Espaço

Esta é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

Leia Também:  Processo de Peticionamento Digital para concurso público do Ipsemg é referência para outros órgãos do Estado

Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, a empresa reconhece a importância dos espaços de arte e cultura para a educação, principalmente quando se trata do consumo sustentável.

“Com seu acesso democrático, no coração de Belo Horizonte, a Cemig acredita que o Espaço de Eficiência Energética cumpre um importante papel na educação sobre a energia elétrica”, afirma.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Usina flutuante da Cemig em Três Marias é repudiada em audiência na cidade
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA