Tribunal de Justiça
Reunião de Comitê Executivo trata de procedimentos e perspectivas para 2024


O Comitê Executivo de Gestão Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reuniu-se, nesta segunda-feira (29/1), para tratar sobre a Lei 14.133/2021, que passa a reger as licitações e contratações públicas a partir de janeiro de 2024. O órgão colegiado tem como objetivo planejar e assegurar a implantação do Plano Estratégico de Gestão, acompanhando o seu desenvolvimento e encaminhando propostas de melhorias ao Comitê de Governança e Gestão Estratégica.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que está à frente dos dois comitês, disse que o encontro buscou promover o alinhamento das múltiplas áreas do Tribunal no que se refere a mudanças a serem incorporadas às rotinas, a oficinas e atividades educacionais relacionadas ao tema e à atenção às novidades trazidas pela legislação com foco no planejamento.
O presidente José Arthur Filho parabenizou as equipes pela contribuição no aprimoramento dos processos e fluxos de trabalho da instituição, salientando que essas ações devem ser permanentes para que possam gerar resultados de excelência.
“No ano passado, concluímos o maior número de licitações da história de Tribunal, o que comprova o grande esforço para atender o jurisdicionado com celeridade, eficiência e segurança jurídica. Essa reunião abordou também as modificações da nova legislação, que vão exigir atividades de capacitação, para que os responsáveis tomem conhecimento das novas imposições, e reuniões setoriais com a área técnica a fim de evitar atrasos, retrabalho e desperdício”, afirmou.

Segundo ele, o Plano de Contratações Anual, instituído pela Portaria 6.370/2023, é “uma ferramenta estratégica para nortear o planejamento das contratações”, que racionaliza as demandas dando-lhes um grau maior de previsibilidade. “Com isso, os gestores contam com subsídios para a tomada de decisão, o que qualifica os gastos públicos e permite o mapeamento de riscos”, ressaltou.
A superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica e de Terceirização, Licitação e Contratos, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso, disse que essa primeira reunião teve a finalidade de apresentar as novas exigências a todas as partes interessadas.
“O propósito foi aproximar todos os setores do Tribunal no sentido de dar a conhecer as orientações da Lei 14.133/2021. A partir desta, outras reuniões virão, de acordo com a demanda de cada setor devido às suas peculiaridades. Assim será possível olhar as necessidades do Tribunal como um todo, sistemicamente, e de modo que possamos atender a cada demandante da maneira mais correta e veloz, evidentemente, preservando a eficiência e a eficácia”, disse.

Durante a reunião, houve uma apresentação conduzida pela diretora executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, Adriana Lage, e pelo gerente de Compras de Bens e Serviços, Henrique Campolina.
Fizeram também intervenções a desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; a juíza auxiliar da Presidência, responsável pela Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), Raquel Gomes Barbosa; o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme do Valle; e a assessora técnica Tatiana Camarão do Núcleo de Apoio Técnico-Jurídico (Nutec).

Presenças
Participaram ainda da reunião o superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça, juiz Marcelo Fioravante; o diretor executivo de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin), Eduardo Codo, o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Rezende, a diretora executiva da Atividade Correicional (Dircor), Marina Nazareth de Lima, a diretora executiva do Centro de Sustentabilidade do TJMG, Selmara Fernandes,o diretor executivo de Comunicação (Dircom), Sérgio Galdino, a secretária de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Seplan), Bruna Medeiros de Sousa, e a secretária de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Cátia Lalúcia.
Também participaram os assessores técnicos Carlos Eduardo Camarota, da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Diego Ávila da Silva, da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin), Kelly Soares de Matos Silva, da Assessoria Técnica e Jurídica para Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Ascont), Maria Regina Araújo de Castro, da Gerência de Contratos e Convênios (Gecont) e Mateus Cançado Assis, da Assessoria de Atendimento ao Cliente (Atend); os gerentes Ana Cristina Benevides Zech Coelho, da Gerência de Suporte aos Juizados Especiais (Gejesp), a diretora executiva em exercício de Desenvolvimento de Pessoas, Lorena Assunção Belleza, da Gerência Administrativa de Formação (Gefor) e o diretor executivo em exercício de Gestão da Informação Documental, Thiago Doro, da Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas (Gejur); os assessores jurídicos Bruna Siano, da Assessoria Técnica e Jurídica para Gestão Predial (Aspred) e Gutenberg Junqueira, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e a servidora Renata Azzalin Baptista Sadi, do Centro de Controle, Transparência e Integridade (Ceconti).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas