Minas Gerais
Fapemig divulga dados abertos a favor da transparência e inovação no Estado

A disponibilização de dados abertos tem permitido a extração de bases que podem ser utilizadas para a produção de pesquisas científicas, desenvolvimento de aplicativos, produção de infográficos e reportagens.
Com o objetivo de permitir o acesso amplo aos dados e conferir transparência à gestão, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou um conjunto de dados relativos às atividades institucionais de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os dados estão disponíveis no Portal Dados Abertos, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), e também no site da Fapemig.
Coordenadora da iniciativa na Fapemig, Ana Raquel Rodrigues da Cruz, do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica (Nioge), explica que o processo obedece a determinações legais da Lei de Acesso à informação e pode impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em Minas Gerais, fortalecendo a base de conhecimento da região.
“Ao disponibilizar dados abertos, a Fapemig contribui para a construção de uma comunidade mais informada e engajada, estimulando a participação cívica e o entendimento público sobre a importância da pesquisa e inovação”, declara.
Publicação
A publicação inclui dois conjuntos de dados: Bolsas de cotas concedidas – que detalha as bolsas concedidas ao longo do tempo por ano de divulgação, identificação da bolsa, modalidade específica concedida e outros dados pertinentes; e Projetos contratados – que apresenta informações como o ano de divulgação, a categoria de pesquisa ligada à chamada e o valor contratado para cada projeto.
Os dados foram disponibilizados em arquivos no formato CSV e JSON de forma a permitir reutilização em aplicações digitais.
Paralelamente, a fundação também divulgou no site o Plano de Dados Abertos (PDA), respeitando os critérios básicos de excelência, a fim de simplificar a compreensão e o reaproveitamento das informações.
A Fapemig oferecerá suporte através de canais de comunicação que estarão ativos e disponíveis para responder dúvidas referentes aos dados divulgados e fornecer orientações técnicas aos usuários.
Os interessados poderão enviar dúvidas pelo Fale Conosco da Fapemig, atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado, ou acessando o e-SIC para criar um pedido de acesso à informação.
Dados Abertos de Minas Gerais
A Plataforma de Dados Abertos do Estado reúne conjuntos de informações disponibilizadas em formato aberto de maneira a facilitar a publicação de dados produzidos pelos órgãos e entidades públicas do Governo do Estado de Minas Gerais.
Entre as instituições que aderiram à plataforma estão a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerai (Iepha-MG), Gabinete Militar do Governo (GMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Segundo a Open Knowledge Brasil, Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, dados abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa – sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras.
Confira os Dados Abertos da Fapemig no Portal da CGE-MG e mais informações no Canal Interno de Dados Abertos da Fapemig.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Brasil e Mundo4 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Unimontes tem boas notas no Enade
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Varejo de MG tem redução de 1,1%