Pesquisar
Close this search box.

Política

Projeto prioriza pessoa que perdeu casa devido a evento natural

Publicados

em

Imagem

Foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno, nesta quarta-feira (7/2/24), o Projeto de Lei (PL) 3.438/21, do deputado Carlos Henrique (Republicanos), que altera a Política Estadual Habitacional de Interesse Social (Pehis). A proposta inclui como diretriz da Pehis o atendimento prioritário na construção ou reconstrução de moradia de quem perder sua casa devido a enchente, alagamento, transbordamento ou outro evento natural.

Botão

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo nº 2 (novo texto), da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. Esse texto acrescentou entre os contemplados da prioridade as vítimas de deslocamentos involuntários (o chamado despejo) promovidos pelo Estado ou por empreendimentos por ele autorizados.

O comando da proposição é inserido com o acréscimo do inciso XII ao artigo 2º da Lei 18.315, de 2009, que estabelece diretrizes para a formulação da Pehis.

O parecer da comissão destaca que as mudanças climáticas são uma realidade e se materializam no aumento de catástrofes decorrentes de desastres naturais e de empreendimentos minerários. E lembra que a moradia é um direito constitucional do cidadão e é dever do Estado proporcionar a reconstrução de lares para aqueles que os perderam nessas circunstâncias.

Leia Também:  PL prevê que consumidor de serviços contínuos seja informado sobre promoções

Relevante interesse cultural

Ainda na reunião, foram aprovados projetos, todos em 1º turno, que fazem o reconhecimento da importância das seguintes manifestações culturais:

  • Coral Cidade dos Profetas, de Congonhas (Central), por meio do PL 3.915/22, do deputado Charles Santos (Republicanos)
  • Comunidades vazanteiras do Rio São Francisco, como patrimônio imaterial do Estado, fruto do PL 4.051/22, da deputada Beatriz Cerqueira (PT)
  • Monumento Boi sem Coração, em Ouro Fino (Sul), tema do PL 665/23 do deputado Dr. Maurício (Novo)
  • Caminho das Águas, na comunidade de Barnabé, em Congonhas, declarado como patrimônio ambiental, histórico, cultural, paisagístico, hídrico e social, tratado pelo PL 1298/23, do deputado Leleco Pimentel (PT)

Por fim, foi aprovado o PL 3.930/22, do deputado Doutor Paulo (Patri), que concede a Itajubá (Sul) o título de Capital Mineira da Produção de Helicópteros.

Blocos parlamentares

Durante a reunião, foram lidas comunicações informando a nova constituição dos blocos parlamentares da Casa e indicando seus líderes:

Tabela

Foi lida, por fim, comunicação do deputado Cristiano Silveira (PT), renunciando à vaga de membro efetivo da Comissão de Segurança Pública.

Leia Também:  Estudantes de Araxá recebem homenagem na Assembleia

Ainda na reunião, foram feitos dois minutos de silêncio, em memória de pessoas que faleceram recentemente. O deputado Sargento Rodrigues (PL) homenageou o sargento Roger Dias, assassinado por detento beneficiado, segundo ele, com a chamada “saidinha de fim de ano”.

Já o deputado Doutor Jean Freire prestou homenagem a duas pessoas: Joaquim de Poté, precursor do sindicalismo rural, que fundou o primeiro sindicato de trabalhadores rurais do Estado; e a ex-servidora da ALMG Carla Falce.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Projeto que regulamenta proteção de dados pessoais caminha na ALMG

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA