Geral

Azeite mineiro é eleito melhor do Brasil

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Azeite mineiro é eleito melhor do Brasil

O azeite mineiro Blend da Safra, da Orfeu Azeites Especiais, está entre os melhores do mundo, ocupando a 16ª posição no EVOO World Ranking, o melhor entre os brasileiros. O azeite produzido na Fazenda Rainha, localizada nas montanhas da região Sul de Minas Gerais, conquistou 22 prêmios no ano passado. Esse desempenho nos concursos internacionais realizados ao longo do ano foi o principal fator que contribuiu para esse resultado no ranking dos melhores azeites extra virgens do mundo, superando mais de 500 concorrentes de diferentes países. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/azeite-mineiro-eleito-melhor-do-brasil-16o-do-mundo/

Itanhandu auxilia no transporte

A Prefeitura de Itanhandu, por meio da secretaria de Educação, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para concessão de Auxílio Financeiro aos estudantes do Ensino Superior para o pagamento de transporte. Os interessados devem se inscrever até esta quinta-feira (15), na sede da Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo. De acordo com o edital, o benefício trata-se de um valor fixo mensal a ser concedido, exclusivamente, aos estudantes residentes em Itanhandu e que estejam matriculados em instituições de ensino superior. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/itanhandu-abre-processo-seletivo-para-concessao-do-auxilio-financeiro-para-transporte-dos-estudantes-do-ensino-superior/

Leia Também:  Ministra revela plano para aumentar a vacinação no Brasil

Risco geológico de Juiz de Fora

Juiz de Fora ocupa a terceira posição entre as cidades mineiras com mais áreas de risco geológico, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Entre mais de 1.600 municípios do Brasil, a cidade está em 15° lugar. A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou à reportagem que atualiza anualmente o mapeamento de áreas de risco. Atualmente, a cidade tem 142 áreas de risco geológico, como possibilidades de deslizamentos de terra, e 27 de risco hidrológico, referentes a inundações. Conforme o órgão, todos os locais são monitorados constantemente, o que fornece embasamento para ações de prevenção. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/10-02-2024/juiz-de-fora-risco-geologico.html

Posse no Núcleo do Plano Diretor de GV

Nesta quinta-feira (15), às 15h, tomarão posse os membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Governador Valadares. Serão empossadas 32 pessoas entre representantes eleitos da sociedade civil e de associações e representantes governamentais indicados para a função. O Núcleo é responsável pelo acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas no processo de revisão do Plano Diretor, pelo processo de mobilização, dentre outras atribuições, garantindo sempre a gestão participativa e democrática das propostas e diretrizes às comunidades. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadegv.com.br/cidade/membros-do-nucleo-gestor-do-plano-diretor-de-gv-tomam-posse-dia-15/

https://agora.com.vc/noticia/divinopolis-e-a-7-cidade-mineira-que-abriu-mais-empresas-em-janeiroo/

Divinópolis é a 7ª cidade na abertura

Leia Também:  Brasil deve passar os Estados Unidos nas exportações de soja e milho em 2023

Divinópolis é a sétima cidade mineira que mais abriu empresas em janeiro deste ano. Os dados são do Governo do Estado, através da Jucemg. Conforme o relatório, Belo Horizonte lidera a listagem de empresas abertas por município, com 2.076 novos empreendimentos formalizados ao longo de janeiro/24. Em seguida, Uberlândia (473 constituições); Contagem (235); Juiz de Fora (206); Uberaba (161); Montes Claros (147); Divinópolis (127); Ipatinga (112); Patos de Minas (108) e Betim (102). Foram 7.776 novos negócios constituídos no primeiro mês do ano contra 7.297 no mesmo mês do ano passado. A alta é de 6,56%. (Jornal Agora – Divinópolis)

https://agora.com.vc/noticia/divinopolis-e-a-7-cidade-mineira-que-abriu-mais-empresas-em-janeiroo/

Carnaval não aumenta atendimento nas UPAs

Número de atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) manteve média habitual durante o período de Carnaval. Segundo o diretor administrativo das unidades, Frederico Ramos, o movimento na unidade no Parque do Mirante se equiparou ao do bairro São Benedito. Ele informou que entre os dias 9 e 13 de fevereiro as unidades registraram um total de 2.689 atendimentos, sendo 1.313 referentes à UPA do Mirante e 1.376 no pronto atendimento do bairro São Benedito. A média de atendimentos durante o Carnaval foi de 270 por dia. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://www.jmonline.com.br/cidade/carnaval-n-o-aumenta-atendimento-nas-upas-em-uberaba-1.354014

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  RESUMO DA SEXTA - Carga de cerveja cai na pista, mulher perde controle de direção e Queima do Alho tem data definida em São José da Barra.

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Por Dra. Regina Cioffi: Mitos e verdades em relação ao câncer

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA