Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Mulheres foram as mais aprovadas nos exames de direção na categoria B em Minas Gerais em 2023

Publicados

em

Considerando o total de pessoas aprovadas nos exames de direção da primeira habilitação na categoria B, realizados no estado em 2023, o número de mulheres chega a 54%, em comparação ao número de homens, que foi de 45%. Os dados são da Coordenadoria de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Minas Gerais conta, atualmente com mais de 2,7 milhões de mulheres habilitadas.

O estado possui mais de 8 milhões de condutores habilitados, sendo 34% mulheres. Em relação às categorias, são: (A) 152.432 mulheres condutoras; (AB) 475.591 mulheres condutoras; (AC) 768 mulheres condutoras; (AD) 15.865 mulheres condutoras; (AE) 1.839 mulheres condutoras; (B) 2.117.735 mulheres condutoras; (C) 1.825 mulheres condutoras; (D) 19.028 mulheres condutoras; (E) 939 mulheres condutoras. A soma totaliza 2.770.152 condutoras segundo levantamento de março de 2024 da CET-MG.

O que quer dizer cada categoria de habilitação

O Código de Trânsito Brasileiro (CDT) especifica cada categoria de habilitação no artigo 143, sendo elas:

Leia Também:  Pico de doenças respiratórias já passou, afirma secretário de Estado de Saúde

Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3,5 mil quilos e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

Categoria C – condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3,5 mil quilos;

Categoria D – condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista (redação dada pela Lei nº 14.440, de 2022);

Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6 mil quilos ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.

Gestantes

Um cuidado especial deve ser orientado para as condutoras gestantes que transitam por Minas Gerais.

Leia Também:  Obras de implantação e melhorias avançam no Contorno de Cataguases, na Zona da Mata

Durante a direção, as gestantes devem utilizar equipamento de três pontos. A faixa diagonal do cinto deve cruzar o meio do ombro, passando entre os seios, e nunca sobre o útero. Já a faixa subabdominal deve estar mais baixa e ajustada quanto possível.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Projetos atraídos pelo Governo de Minas em 2023 estimam criação de 5,7 mil empregos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA