Transição energética

Manifestações de apoio ao desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha recebem a comitiva do Governo Federal

Publicados

em

Comunidades e prefeituras do Vale do Jequitinhonha – Salinas, Araçuaí e Itinga – foram visitadas pela comitiva da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República, nos dias 11 e 15 de março.
A comitiva deu início às atividades de nova rodada de escuta do território pelo Governo Federal para embasar novas políticas públicas na região e um processo de escuta. 
A atuação das empresas de prospecção e beneficiamento de lítio sem barragem de rejeitos e zero carbono vem pautando debates sobre a relevância do Brasil na transição energética mundial e trazendo novas atenções para o Vale. 

A Sigma Lithium, maior produtora brasileira de insumo industrializado de lítio, opera na região e é reconhecida mundialmente por sua sustentabilidade socioambiental e colocação do seu “lítio verde” no mercado global. Considerada uma das maiores empregadoras do médio Jequitinhonha, além dos mil empregos diretos e treze mil indiretos, a empresa é hoje uma referência no microempreendedorismo feminino com iniciativas como o Fundo Dona de Mim, com aproximadamente 1700 mulheres já beneficiadas e pretende alcançar mais 8300 no curto prazo. Dentre as ações contra a seca, foram doadas 3000 caixas d’água para as famílias bem como foram realizadas 1400 das 2000 estruturas de irrigação para agricultura familiar.
Segundo a empresa, em sua atuação de amplo diálogo com o Poder Público, suas lideranças já estiveram com oito dos Ministérios que compõem o grupo de trabalho do Governo Federal, apresentando sua operação de indústria verde do lítio, que hoje já é a maior do Brasil e a única zero carbono no mercado global.  “O Presidente Lula veio ao Vale lançar o Fome Zero em 2003 e agora recebemos no Vale uma incrível iniciativa multi ministerial que vem testemunhar o desenvolvimento social e ecônomico sustentável ocorrido e ouvir o território. Há muitos relatos de esperança e também demandas de prosperidade. O governo mostrou-se ágil em sua coordenação transversal para atender as expectativas do Vale do Jequitinhonha sobre o desenvolvimento”, disse Ligia Pinto, VP de Relações Governamentais.

Leia Também:  Convenção Tucana em Belo Horizonte Provocou um Reboliço na Política Mineira

Durante a visita do governo, apoiadores da atuação da Sigma Lithium, mulheres beneficiadas pelo programa de microicrédito e 170 de seus colaboradores realizaram uma manifestação de apoio às atividades da empresa, levantando cartazes sobre as conquistas advindas dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos.
As prefeituras também receberam a comitiva e apresentaram seus planos, demandas e ações, especialmente quanto às condições da estrada federal, educação e saúde.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  EQUIPE DO BANCO DO BRASIL FAZ HOMENAGEM AO TENENTE LAURITO

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Busca pelo crédito rural cresce 14% em Minas

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA