Política
Minas pode ter política de incentivo a instalação de fossas sépticas na zona rural
O Projeto de Lei (PL) 781/2023, de autoria dos deputados Delegado Christiano Xavier (PSB) e Antônio Carlos Arantes (PL), e que prevê a criação de uma Campanha de Incentivo à Instalação de Fossas Sépticas Biodigestoras nas áeas rurais do Estado, recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A proposição, analisada nesta quarta-feira (22/5/24), teve seu objeto ampliado. A relatora, deputada Bella Gonçalves (Psol), destacou a relevância do assunto e por isso optou por apresentar um novo texto (substitutivo nº2), transformando o que seria a campanha numa Política de Incentivo à Instalação de Fossas Sépticas Biodigestoras nas propriedades rurais que não têm acesso à rede de esgoto.
No entendimento da Comissão de Meio Ambiente, a fossa séptica biodigestora seria uma alternativa muito interessante para o tratamento dos esgotos sanitários em regiões rurais, “pois trata-se de uma tecnologia simples, compacta e de baixo custo”, conforme o parecer. A maioria das fossas já utilizadas em Minas seria de um modelo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As referidas fossas sépticas, no projeto, são descritas como “sistema descentralizado para tratamento de esgoto doméstico domiciliar, exclusivamente do vaso sanitário, por meio de processos biológicos de biodigestão anaeróbia”.
Projeto ajuda na adoção de animais
Outra proposição analisada pela Comissão de Meio Ambiente, em 1º turno, foi o PL 113/2023, que obriga as pet shops, as clínicas veterinárias e os estabelecimentos similares a fixarem cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais. O projeto é de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT) e foi relatado pela deputada Bella Gonçalves, que apresentou o substitutivo nº 1 ao texto original.
A relatora entendeu que a temática, apesar de pertinente, não demanda nova norma, uma vez que já existe a Lei 21.970, de 2016, que trata da proteção, identificação e controle populacional de cães e gatos. Um dos artigos dessa lei dispõe sobre a obrigação do Estado de promover campanhas educativas de conscientização acerca dos benefícios da adoção de cães e gatos.
Com o novo texto apresentado pela comissão, o projeto passa então a acrescentar dispositivo à Lei 21.970, de modo a estabelecer ali a obrigação de os estabelecimentos afixarem os cartazes para incentivo à adoção.
O relatório da Comissão de Meio Ambiente enfatiza a importância de todos os entes envolvidos no processo: tutores, Estado, municípios, órgãos de controle e toda a sociedade, para que haja a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do controle da população de cães e gatos no Estado.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais1 dia atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ESPORTES16 horas atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo1 dia atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial