Política
Remoção de famílias para obras do metrô em BH pauta audiência
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta segunda-feira (17/6/24), uma audiência pública para tratar das violações de direitos humanos de centenas de famílias que serão removidas em função das obras de expansão do metrô em Belo Horizonte.
A reunião, às 16 horas, no Auditório José Alencar, foi solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), vice-presidenta da comissão.
Conforme noticiado pela imprensa, as obras de ampliação do metrô exigem a desocupação de aproximadamente 250 casas. A maior parte dos imóveis fica nos Bairros Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia e Vista Alegre e no Barreiro, todos na Região Oeste da Capital.
Famílias que vivem nesses locais estão apreensivas com o processo. Já segundo a empresa Metrô BH, as edificações a serem desocupadas foram construídas irregularmente na faixa de domínio, ao lado do traçado da via de trem de carga e ao longo do trajeto planejado para a implantação da linha 2 do metrô.
A deputada Bella Gonçalves tem acompanhado todo o processo de privatização do metrô de Belo Horizonte e criticou a medida. Em entrevista à imprensa, ela considerou a venda do metrô como criminosa.
“Ele foi vendido por R$ 25 milhões. Depois que foi privatizado, o governo estadual e federal ainda investem cerca de R$ 2 bilhões na expansão. Então, não é empresa privada que está fazendo isso, é o poder público”, disse, na ocasião.
Ela defendeu, ainda na entrevista, melhorias na mobilidade urbana com valorização do metrô, ampliação do número de linhas de ônibus e garantia da tarifa zero.
Metrô poderá ter nova linha
O metrô de Belo Horizonte tem, atualmente, apenas uma linha. O sistema conta com 19 estações, cerca de 28 quilômetros de extensão e foi expandido pela última vez em 2002.
O edital de concessão prevê a ampliação da linha atual em aproximadamente 2,45 km e a construção de uma nova estação, a Novo Eldorado.
O contrato também estabelece a construção da linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.
A concessionária também deverá fazer reformas nas estações já existentes.
Para a reunião, foram chamados representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública da União e do Estado, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Política Urbana, do Metrô BH, além de moradores afetados pela medida.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário