Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Heineken: Iniciativa Privada Acelera, Setor Público Patina*

Published

on

Enquanto a Heineken acelera a todo vapor com as obras da sua nova fábrica em Passos, prometendo entrega no final do próximo ano, a construção da estrada vital para o escoamento da produção enfrenta entraves e agestão pública patina nas decisões. A licitação da “Estrada da Heineken”, orçada em R$ 22 milhões, revelou a ineficiência do setor público, ainda enredado em processos burocráticos.

A empresa vencedora da licitação foi considerada inabilitada por não atender aos requisitos técnicos e financeiros do edital. A segunda colocada está habilitada, mas um recurso da última colocada suspende o andamento do processo por mais 12 dias.

Os R$ 12 milhões provenientes de emendas parlamentares ainda não foram integralmente liberados, aumentando a incerteza quanto ao início das obras. A discrepância entre a celeridade da iniciativa privada e a morosidade do setor público pode comprometer a inauguração da estrada e, por consequência, o escoamento eficiente da produção da cervejaria.

Essa situação destaca a necessidade urgente de reformas administrativas para alinhar o setor público à eficiência observada na iniciativa privada, garantindo assim o desenvolvimento socioeconômico da região.  A Heineken anunciou no final de 2023 Passos como sede da sua nova fábrica, em um evento com a presença do governador de Minas, Romeu Zema, o diretor da empresa afirmou que a escolha da cidade foi absolutamente técnica, devido as condições geologicas, aquíferas e geográficas da cidade.

Leia Também:  Moraes autoriza Marcos do Val a depor para a Polícia Federal

Ao todo a multicional vai investir 1,8 Bilhões na cervejaria, gerar mais de 2 mil empegos diretos e distribuir cerca de 400 carretas de cerveja Brasil afora, por dia!

Fonte: G1 sul de Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Brasil e Mundo

Fim da Carteira Nacional de Habilitação

Published

on

A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

Leia Também:  Veja como será a votação na Câmara dos Deputados e Senado Federal

Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

Leia Também:  Terremoto atinge Turquia e Síria deixando mais de 1.200 mortos

Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA