Coluna Minas Gerais
Sete Lagoas tem gratuidade em ônibus
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Sete Lagoas tem gratuidade em ônibus
Prefeitura de Sete Lagoas garante novamente gratuidade da tarifa de ônibus nos dois próximos domingos e no Natal. Em 2022 e em 2023 a estratégia para fomentar a economia no fim do ano foi altamente positiva. Depois de manter o cronograma de pagamento de servidores que ultrapassa os R$ 150 milhões em dois meses, mais uma vez a administração municipal garante a gratuidade na tarifa em todas as linhas do transporte coletivo nos dois próximos domingos que antecedem o Natal, dias 8, 15 e 22 de dezembro, além do feriado de 25 de dezembro, quarta-feira. (Diário Sete Lagoas)
Palácio receberá Yara Tupynambá
A exposição “Paisagens da Alma Mineira”, de Yara Tupynambá, será inaugurada em 12 de dezembro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, celebrando o aniversário da cidade. A mostra, que ficará aberta até 23 de fevereiro de 2025, reúne 121 obras da artista, incluindo pinturas, gravuras, objetos e registros fotográficos, abordando temas como o cotidiano, espiritualidade e cultura de Minas Gerais. A exposição é dividida em sete setores, oferecendo uma imersão na obra de Tupynambá, com autorretratos, paisagens e personagens históricos, além de elementos da arte e tradição mineiras. (MG Turismo – Belo Horizonte)
Workshop de revisão do PADE
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, realiza nesta quarta-feira (11 de dezembro) um workshop de revisão do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). O workshop discutirá atualizações do PADE com base nas realizações de 2023 e 2024 e o diagnóstico econômico e social de Ouro Preto. O objetivo é avaliar os avanços do plano e considerar novos eixos e indicadores para fortalecer a economia local, especialmente nas áreas de agropecuária, turismo, inovação, e aproveitamento de rejeitos da mineração. O evento é aberto ao público. (O Liberal – Ouro Preto)
Deslizamento de mina deixa desalojados
Um deslizamento de rejeitos da Mina Turmalina, em Conceição do Pará, causou a evacuação de 134 pessoas no sábado (7). O incidente afetou várias estruturas, incluindo residências e um posto de combustíveis, mas não houve feridos. A comunidade de Casquilho de Cima foi evacuada, e as autoridades instalaram bloqueios para impedir o retorno dos moradores à área afetada. Os desalojados foram abrigados em hotéis ou na casa de parentes, e as investigações sobre a causa do deslizamento continuam. (Portal Gerais – Divinópolis)
https://portalgerais.com/deslizacao-de-mina-em-conceicao-do-para-deixa-134-desalojados/
Apac/Arcos produz sementes
A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Arcos (APAC/Arcos) tem em suas diretrizes oferecer a oportunidade de o apenado desenvolver sua espiritualidade, seu conhecimento e sua capacidade de trabalho em atividades laborais de artesanato, fabricação de tijolos, confecção de sacaria e sementes de macaúba para reflorestamento. “Trabalho é importante, mas não prioritário” – segundo o encarregado financeiro, Bruno Coutinho, explicou que os recuperandos não podem trabalhar oito horas por dia, pois têm outras atividades. (Correio do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/recuperandos-da-apacarcos-produzem-sementes-de-macauba
EPR promete duplicação da JF-BH
A concessionária EPR Via Mineira anunciou que concluirá a duplicação da BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte em 7 anos, com o trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete sendo duplicado em 5 anos. A empresa também reportou melhorias na rodovia, como a aplicação de 38 mil toneladas de asfalto e a redução de 39% nas vítimas fatais em comparação com 2023. Além disso, a EPR tem realizado diversas ações de manutenção e segurança na rodovia desde sua concessão em agosto de 2024. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/09-12-2024/br-040-duplicacao.html#goog_rewarded
Mesquita ganha sistema de água
A Copasa e a prefeitura municipal de Mesquita inauguraram, na manhã de segunda-feira, 09, o sistema de abastecimento de água tratada do município de Mesquita, no Vale do Rio Doce, no Leste de Minas Gerais. Esta obra, que é um marco histórico para a cidade que possui 101 anos de emancipação, recebeu o aporte de mais de R$ 3,9milhões e já está beneficiando aproximadamente 6 mil moradores na localidade, o que representa 85% da cobertura do serviço de abastecimento com água tratada no município. (Jornal dos Vales)
Coluna Minas Gerais
Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
FECOMÉRCIO | Divulgação
Atividade turística do estado mantém trajetória de recuperação e apresenta desempenho mensal acima do registrado no país
O turismo em Minas Gerais registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo e apresentou desempenho acima da média nacional. Em novembro, o volume de atividade turística no estado avançou 0,3% na comparação com outubro, que já havia apresentado alta de 0,5% em relação a setembro, confirmando uma trajetória de recuperação desde o início do segundo semestre.
No cenário nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro, o que coloca Minas Gerais com resultado mensal superior ao do país. O desempenho reforça a relevância do setor turístico para a economia mineira, especialmente no fortalecimento do segmento de serviços.
Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o turismo em Minas apresentou retração de 5,4%, indicando desaceleração em relação ao desempenho observado no ano anterior, quando houve crescimento de 4,6% na comparação com novembro de 2023. No mesmo recorte, o turismo brasileiro registrou crescimento de 2,1%.
Segundo análise econômica da Fecomércio MG, o desempenho mensal positivo em Minas Gerais reflete um cenário relativamente mais robusto do que o observado no país. Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro, que impulsiona não apenas o comércio, mas também o setor de serviços e o turismo, favorecido pelo maior dinamismo econômico do período.
No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 5,0%, evidenciando um ritmo mais moderado de recuperação no estado.
Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o volume de atividade turística em Minas Gerais apresenta retração de 3,0%. No Brasil, a média de crescimento no mesmo intervalo foi de 5,5%.
Apesar dos desafios observados nos recortes anuais, os resultados mensais consecutivos indicam sinais de retomada do turismo mineiro, setor estratégico para a geração de empregos, movimentação econômica e fortalecimento das cadeias regionais ligadas ao comércio, aos serviços e ao lazer.
- Sobre a Fecomércio MG
A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. A instituição atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade para fortalecer a economia estadual.
Além da representação institucional, a Federação administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo ações integradas nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, lazer e assistência social. Com 87 anos de atuação, a entidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado.
Fonte: Wagner Fernando Liberato – Comunicação Fecomércio MG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásFatura da conta de luz tem novo modelo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásUberlândia perderá 38 orelhões até 28
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásRecorde na produção mineira de azeite
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrásUsina fotovoltaica avança em Uberaba



