Coluna Minas Gerais
Fecomércio MG e deputados na luta para adiar pagamento do IPVA

Fecomércio MG / Divulgação
Por iniciativa da Fecomércio MG junto aos deputados, o pagamento do IPVA será adiado e parcelado em 2025, aliviando a carga de despesas que sobrecarregam as famílias em janeiro. A medida também é de grande importância para todo o comércio de Minas Gerais que começará o ano de 2025 com o caixa mais reforçado do que em anos anteriores.
Tanto o envio do projeto para votação no mês de dezembro, quanto a votação nas comissões e no plenário da ALMG, decorrem de forte mobilização da Fecomércio MG e dos deputados mineiros que se sensibilizaram com a proposta de adiar e parcelar o pagamento do imposto.
Conforme o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, a aprovação do adiamento do IPVA representa uma conquista para o setor. “Essa era uma demanda antiga dos comerciantes que ficavam com o caixa descapitalizado no mês de janeiro com a situação repercutindo nos demais meses do ano. As despesas de começo de ano para as famílias as impedem de consumir como nos outros meses. Com a aprovação do PL pelos deputados, adiando o pagamento do IPVA, diferentemente dos anos anteriores, o comércio inicia o ano mais forte porque a capacidade de compra das famílias estará mais preservada. É um motivo de comemoração para todos!”
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.


Coluna Minas Gerais
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia

Foto: José Cruz/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia
Os veículos elétricos e híbridos têm tomado cada vez mais espaço no mercado automotivo de Uberlândia. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), nos últimos anos, a venda de automóveis do tipo cresceu significativamente e, atualmente, o município de Uberlândia tem uma frota de 2.187 veículos eletrificados. Ainda de acordo com o levantamento, em 2022, foram registradas 246 vendas de veículos elétricos na cidade. Número que aumentou 157% no ano seguinte, chegando a 634 automóveis vendidos. Em 2024, a quantidade saltou para 1.174, um crescimento de quase 400% em dois anos. (Diário de Uberlândia)
Vereador acusado de assédio renuncia
O vereador Odair Braz de Azevedo, conhecido como Odair Lobo, renunciou na semana passada na cidade de Nova Resende, no Sudoeste de Minas. A decisão ocorreu após fortes repercussões de depoimentos prestados durante sessão legislativa recente, nos quais servidoras relataram episódios de assédio sexual, moral, desacato e abuso de poder praticados pelo parlamentar enquanto vereador na gestão passada e atual. Essas acusações são recorrentes. Ele já havia sido denunciado por assédio sexual, episódio que permanece lembrado na cidade. (Jornal Terra do Café – Nova Resende)
https://www.aterradocafe.com.br/denuncias-de-assedio-derrubam-vereador-em-nova-resende
Criança de Timóteo avaliada com QI de 7
Uma menina de três anos e dez meses, moradora do bairro Timotinho, em Timóteo, foi avaliada com altas habilidades/superdotação. A pequena Liz Andrade, filha de Bárbara Andrade, tem um Quociente de inteligência (QI) de uma criança de sete anos e vive o desafio de se desenvolver também emocionalmente nesse cenário. A mãe de Liz relata que a família sempre percebeu algo diferente, mas como era a primeira filha, não havia parâmetro para comparação. Bárbara relata que Liz sempre alcançou alguns marcos do desenvolvimento antes do tempo padrão: andou aos dez meses, seus dentes nasceram cedo. (Diário do Aço – Ipatinga)
Varginha pioneira no teste de CPK
A Prefeitura de Varginha anunciou a implantação do teste de CPK para recém-nascidos, tornando-se a primeira cidade do Brasil a disponibilizar o exame de forma gratuita à população. A iniciativa reforça o compromisso do município em ser referência em saúde e prevenção de doenças raras. De acordo com o prefeito Leonardo Ciaci, com a iniciativa a cidade continua sendo referência não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. O teste de CPK é realizado a partir da coleta de sangue no pezinho do bebê, geralmente nos primeiros 30 dias de vida. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/varginha
Monte Carmelo investe em educação
A Prefeitura de Monte Carmelo deu mais um o significativo em seu compromisso com a educação de qualidade, anunciando a entrega de dois novos micro-ônibus destinados ao transporte de alunos. A iniciativa visa garantir maior segurança, conforto e eficiência para os estudantes, em especial aqueles que residem em áreas mais distantes, como o distrito de Celso Bueno. A entrega dos veículos, que agora integram a frota municipal, é uma resposta direta à necessidade de renovação e ampliação do serviço de transporte escolar. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Produtos irregulares apreendidos em JF
Mais de 800 produtos irregulares foram apreendidos durante a operação “Comércio Legal”, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), na última quarta-feira (3), no Centro da cidade. Segundo a PJF, a ação resultou na retirada de 657 pares de meias, 133 óculos e diversas peças de roupas, acessórios e alimentos. O objetivo, ainda de acordo com a Administração municipal, é organizar os espaços públicos, proteger consumidores contra produtos sem procedência e assegurar condições justas aos comerciantes regularizados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Ferrovias devem gerar 1,5 bilhão de investimentos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
AMM recebe visita do Governador de Goiás
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mais de 6 mil litros de leite são doados pelo Sistema Faemg Senar
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança Informativo de Pecuária de Corte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Vinte hospitais do Norte recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%