Coluna Minas Gerais
Sigma Lithium impulsiona empregos no Vale do Jequitinhonha com nova planta sustentável
Sigma Lithium / Divulgação
Com o apoio do Fundo Clima do BNDES, a Sigma Lithium está construindo sua segunda planta de processamento de lítio verde no Vale do Jequitinhonha. A contratação de trabalhadores locais, programas de capacitação e o retorno de profissionais à região são pilares da expansão, reafirmando o compromisso da empresa com o crescimento sustentável e a inclusão social no cenário da transição energética global.
O financiamento do Fundo Clima do BNDES está impulsionando a implantação da segunda planta greentech de processamento de lítio da Sigma Lithium no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O projeto não apenas amplia a capacidade produtiva da companhia, como coloca o país na liderança da cadeia de materiais essenciais na transição energética e mobilidade urbana, ao fornecer ao mundo lítio grau bateria para o setor automobilístico.
Única empresa no mundo a processar lítio zero carbono, a companhia anunciou que vai contratar cerca de 1.000 trabalhadores na obra de expansão. Quando estiver operando, essa nova planta vai gerar 500 novos postos permanentes de trabalho e outros 6.500 empregos indiretos na região, elevando para 2 mil empregos diretos e cerca de 26 mil indiretos.
Programa Pleno Emprego
A empresa disse que está priorizando a contratação de mão de obra local, começando as contratações pelas comunidades próximas à sua operação nas cidades de Araçuaí e Itinga. Para otimizar o processo, a Sigma informou que está desenvolvendo um programa de capacitação profissional que vai preparar os trabalhadores para atender tanto a Sigma quanto empresas parceiras na fase de expansão.
“Quando o trabalhador não tiver a qualificação necessária, vamos oferecer formação para que ele possa desenvolver suas habilidades e competências técnicas para ocupar a vaga por meio de parcerias com instituições como o Senai”, explica Ana Cabral, CEO e cofundadora da Sigma.
Ana Cabral conta que a empresa vai dar continuidade ao programa Volta ao Lar, que trouxe de volta à região profissionais que, por falta de oportunidades, tiveram que deixar o Vale do Jequitinhonha. “Na fase 1, iniciamos o programa para que os profissionais da região que estavam trabalhando fora voltassem para o local onde nasceram. Atualmente, 85% dos nossos colaboradores são pessoas que moram na região. Agora, na fase 2, queremos ampliar a oferta de emprego para que a região continue crescendo com desenvolvimento econômico e social. Esse é o nosso compromisso,” afirma Ana Cabral.
Ana Cabral acredita que, ao criar oportunidades para moradores e atrair de volta aqueles que deixaram a região, a Sigma reafirma seu papel social, promovendo a inclusão e contribuindo para que o Vale do Jequitinhonha continue a ser a região mineira com maior crescimento no estado.
Coluna Minas Gerais
Aeroporto de Sete Lagoas homologado
Foto: Divulgação Grupo Veredas
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Aeroporto de Sete Lagoas homologado
O aeroporto Campo de Bagatelle, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e está pronto para receber operações. Com foco em aviação executiva, o empreendimento deve entrar em operação no próximo ano e faz parte de um complexo de luxo de R$ 300 milhões. Com pista de 1.400 metros de extensão, a proposta é que o aeródromo atenda diferentes portes de aeronaves. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/aeroporto-sete-lagoas-inicio-operacao/
Zona Azul pode ser paga por aplicativo
Os motoristas que utilizam o estacionamento rotativo na área central de Poços de Caldas-MG agora têm uma nova ferramenta para pagar a tarifa da Zona Azul. A empresa começou a implantar o QR Code em alguns pontos da área central para que o usuário faça o pagamento vai conversa de WhatsApp. Uma outra opção é utilizar a TAG Sem Parar. A implantação da ferramenta faz parte de uma série de melhorias que estão sendo implantadas, após solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Social, que fiscaliza o serviço na cidade. (PocosCom)
https://pocoscom.com/tarifa-da-zona-azul-pode-ser-paga-pelo-whatsapp-e-tag/
Asfalto Raul Soares/Caputira contratado
Cobrado em audiência pública na segunda-feira, 3, por moradores e lideranças vindas da região, o asfalto entre Raul Soares e Caputira já tem projeto contratado, para pavimentação de 37 km e construção de novo contorno destinado a evitar o tráfego pesado dentro da cidade de Raul Soares. O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Matheus Novais. Segundo ele, o custo do projeto está orçado em R$ 2,5 milhões. (Diário de Manhuaçu)
Audiência debate segurança em Timóteo
A Prefeitura de Timóteo sediou uma audiência pública promovida pelo Município para discutir os índices de segurança pública na cidade. O encontro, que teve como tema “A Segurança Pública é responsabilidade de todos! – Caminhos para a segurança pública”. Durante o evento, a delegada titular da Polícia Civil em Timóteo, Valdimara Teixeira, apresentou um panorama estatístico dos crimes contra o patrimônio e homicídios entre 2021 e setembro de 2025. Segundo ela, os roubos tentados chegaram a zero em 2025, enquanto antes de outubro foram registrados 14 homicídios. (Diário do Rio Doce)
https://drd.com.br/audiencia-debate-seguranca-publica-em-timoteo/
Música na escola tem lei em JF
A nova lei sobre músicas nas escolas de Juiz de Fora foi promulgada pela Câmara Municipal e passa a proibir a reprodução de letras com conteúdo sexual, vulgar, obsceno ou que façam apologia às drogas, ao crime ou à violência. A proposta é de autoria do vereador Sargento Mello Casal e tem como objetivo preservar o ambiente escolar como um espaço educativo e seguro. De acordo com o texto, a lei vale para todas as instituições de ensino do município — públicas e privadas — e as músicas tocadas ou apresentadas em aulas, eventos e atividades escolares devem ser adequadas à faixa etária dos alunos. (RCWTV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/lei-define-regras-para-musicas-nas-escolas-de-juiz-de-fora
Formiga terá limitadores de altura
A Prefeitura de Formiga, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, irá instalar, até o dia 1º de dezembro, dois pórticos limitadores de altura destinados a restringir o tráfego de veículos de grande porte no entorno da Igreja Matriz de São Vicente Férrer, um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais do município. Os equipamentos, com altura máxima permitida de 3,2 metros, serão instalados na Praça Olegário Maciel, e na Praça São Vicente Férrer. (O Pergaminho – Formiga)
Uberaba amplia monitoramento
A Prefeitura de Uberaba planeja a instalação de câmeras 360º em todos os cemitérios municipais e em áreas críticas de descarte irregular de lixo. O projeto, em fase de elaboração, será conduzido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e tem como objetivo ampliar o monitoramento, prevenir atos de vandalismo e reforçar a fiscalização ambiental. De acordo com a superintendente Thaisa Meneghello, os cemitérios receberão câmeras de alta resolução, capazes de registrar movimentações internas e externas, inclusive em áreas próximas aos muros, onde há registros de invasões durante a noite. (Jornal da Manhã – Uberaba)
-
EMOÇÕES5 dias atrásO amor que virou missão!
-
CIDADES7 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
-
ESPORTES4 dias atrásOnde o esporte encontra a natureza: Capitólio celebra o vôlei de praia e o talento mineiro
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásA união que move o campo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBlack Friday terá 1 bilhão em Minas
-
GERAL5 dias atrásJosé Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásLinha de crédito da Fecomércio MG e BDMG impulsiona micro e pequenas empresas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAcordo viabiliza minas de Araxá



