Coluna Minas Gerais

Diretoria da CAAMG para os próximos três anos toma posse administrativamente

Publicados

em

CAA MG / Divulgação

A presidente eleita da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, tomou posse administrativa para o triênio 2025/2027, na sexta-feira (13/12). O ato interno faz parte da agenda do Sistema OAB-MG e aconteceu no Plenário Jair Leonardo Lopes, sede antiga localizada na rua Albita, 250, bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A solenidade ocorrida durante a reunião do Conselho Pleno também empossou o advogado Gustavo Chalfun como novo presidente da Seccional Mineira para o mesmo período. Ele é o atual presidente da Caixa de Assistência. Ambos irão assumir os cargos de forma oficial a partir de 1º de janeiro de 2025, assim como os diretores e conselheiros seccionais.

A CAAMG vai ter uma mulher pela primeira vez na sua história a ocupar a presidência. Após assinar o termo de posse, Ângela Botelho destacou a importância do momento e o significado para a sua trajetória profissional. Falou, ainda, sobre o compromisso de conduzir a instituição. “Estou muito honrada e feliz de ser a primeira mulher presidente da CAAMG. Eu tenho a certeza da grande responsabilidade que tenho de conduzir essa instituição tão honrosa. O meu objetivo maior é proporcionar uma qualidade de vida para os advogados mineiros”, ressaltou.

Leia Também:  Juiz de Fora lidera fraudes de energia

A diretoria da Caixa será composta ainda pelo vice-presidente, Marco Antônio Freitas; o primeiro secretário, Giuliano Almada; o segundo secretário, Rodrigo Botti; o tesoureiro, Diogo Lustosa; e as diretoras institucionais Michelly Siqueira, Larissa Santiago e Roberta Pegorari.

Também empossado, o presidente eleito, Gustavo Chalfun, que se torna o primeiro advogado do interior e o primeiro ex-presidente de Subseção, agradeceu a todos que fizeram parte de sua gestão pela Caixa. “Agradeço à diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais pelo trabalho conjunto nesses últimos três anos. Conseguimos inovar, incluir e avançar e entregar melhorias ao dia a dia da advocacia mineira”, destacou.

Compõem a diretoria da OAB-MG como vice-presidente, Núbia de Paula; o secretário-geral, Sanders Barão; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; e o tesoureiro, Fabrício Almeida.

Os conselheiros federais titulares serão Sérgio Murilo, Misabel Derzi e Sérgio Rodrigues Leonardo, e os suplentes Marcelo Tostes, Daniela Marques e Virgínia Afonso.

Homenagem

Ainda durante a posse administrativa, o atual presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, recebeu uma placa de homenagem pelos serviços prestados à Ordem Mineira do atual presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun. “Um dos meus principais objetivos era de que todos os diretores caminhassem unidos do começo ao final, que chegássemos todos juntos até esse momento. Esse sonho, que a gente sonhou lá atrás, se materializou porque todos aqui acreditaram e resolveram participar dessa gestão”, afirmou Sérgio Leonardo.

Leia Também:  Bruno Dantas toma posse do TCU e cita 'retrocesso' do governo atual

Ângela Botelho

Ângela Parreira de Oliveira Botelho está inscrita na Seccional Mineira desde 1992 e atua nas áreas do direito Cível, Trabalho, Família e Previdenciário. Atualmente ocupa a vice-presidência da OAB Minas (2022-2024); foi presidente da Subseção de Uberlândia (2016/2018 e 2019/2021); vice-presidente da Subseção (2010/2012 e 2013/2015); conselheiro subseccional (2007/2009); secretária adjunta (2004/2006) e presidente da Subseção de Uberlândia (2016/2018 e 2019/2021.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Projeto prevê trem entre BH e Caeté

Publicados

em

Foto: Reprodução/Jornal Opinião

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Projeto prevê trem entre BH e Caeté

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, detalha os projetos de expansão ferroviária previstos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre as propostas está a Linha B, que ligará as regiões leste e sudeste da capital mineira, conectando Horto, Sabará, Nova Lima, Caeté e Rio Acima. Assim como a Linha B, ela integra o programa dos trens metropolitanos, com implantação de trilhos exclusivos para passageiros e ultrapassagem de composições apenas nas estações. (Jornal Opinião – Caeté)

https://www.opiniaocaete.com.br/projeto-preve-trem-metropolitano-entre-bh-e-caete/

Varginha quer reativar ferrovia

O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, participou, em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes, de uma reunião importantíssima para a o desenvolvimento da cidade. Trata-se da reativação da Linha Férrea para transporte de cargas no trecho que liga Varginha a Lavras. Ficou pactuado que haverá um chamamento público por parte do Governo Federal. Segundo o prefeito, “o Modal de Transporte Ferroviário beneficiará toda a região do Sul de Minas, É importante ressaltar a agilidade, o preço do frete dentre outros fatores benéficos ao empresariado e também ao agronegócio”, destacou. (O Debate – Varginha)

Leia Também:  PGR é contra pedido para impedir a posse de 11 deputados

https://www.odebatenoticias.com.br

Além Paraíba terá novo curso

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) anunciou, no dia 16 de agosto, a implantação de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na cidade de Além Paraíba. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil e marca o início das atividades da instituição no município. O anúncio foi feito durante o 3º Simpósio de Educação Especial e Inclusiva, realizado com o apoio da deputada federal Ana Pimentel, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Além Paraíba. O Programa Mulheres Mil é uma política pública federal voltada à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. (Agora Jornais – Além Paraíba)

https://www.agorajornais.com.br/noticia/5552/if-sudeste-mg-anuncia-curso-do-programa-mulheres-mil-em-alem-paraiba

Trevos de Araguari requerem melhorias

Duas entradas da cidade apontam a necessidade de uma intervenção por parte dos políticos influentes junto ao Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais – DER. São pontos necessários que precisam de serviços para melhorar o trânsito e a segurança dos motoristas, como o de entrada da cidade junto à LMG-748, que fica localizada no trecho duplicado dentro do Distrito Industrial. Esse trecho, bem como parte dos 4 km duplicados pelo governo do estado, está desprovido de tudo. O asfalto está danificado, não existe sinalização e iluminação, questões básicas para uma orientação maior dos motoristas. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Leia Também:  Fecomércio MG e deputados na luta para adiar pagamento do IPVA

https://gazetadotriangulo.com.br/melhorias-nos-trevos-de-entrada-da-cidade-sao-aguardadas-para-maior-seguranca-dos-motoristas/

Turismo impulsiona destino BH

Belo Horizonte segue em alta como um dos destinos urbanos mais atrativos do país. De acordo com o Radar Turístico de julho, publicação do Observatório do Turismo de BH, os dados consolidados de maio de 2025 confirmam o bom desempenho do setor: a ocupação hoteleira alcançou 63,2%, com crescimento de 13% na diária média, que chegou a R$ 407,21. O Aeroporto Internacional de Confins recebeu mais de 1,1 milhão de passageiros no mês, um aumento de 12% em relação a 2024, enquanto a rodoviária da capital movimentou 552 mil pessoas. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)

https://www.jornalesplanada.com.br/turismo-e-gastronomia-impulsionam-crescimento-de-belo-horizonte-como-destino-urbano

Divinópolis recebe projetos culturais

Divinópolis, reconhecida como a Cidade das Histórias, será palco nos próximos dois meses,  de apresentações de cinco projetos aprovados na Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB Municipal) – , que fortalecem a tradição literária local e ampliam o acesso gratuito à literatura, à poesia e à contação de histórias em escolas e espaços educativos. Entre os inúmeros projetos contemplados pela PNAB na cidade, cinco deles se uniram para uma execução de forma coletiva e colaborativa na cidade, resultando no Projeto “Nos trilhos das Histórias” (Jornal Agora – Divinópolis)

https://www.agoracomvoce.com.br/2025/08/21/projetos-literarios-do-pnab-movimentam-a-cidade-das-historias/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA