Coluna Minas Gerais
Produtores rurais de Padre Paraíso recebem prêmio nacional

FAEMG SENAR | Divulgação
O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar junto aos produtores rurais é reconhecido nacionalmente por promover a transformação do campo e fortalecer a agropecuária mineira. O programa representa um marco para muitos homens e mulheres do campo, como o casal Marilene e Júnior dos Santos, de Padre Paraíso, que conquistou o primeiro lugar no Prêmio ATeG 2024 – categoria Olericultura, dado pelo Sistema CNA. Eles produzem hortaliças e, com o ATeG, a renda da família aumentou 1.183,33%.
Com o apoio do técnico Ladislau Soares, o casal superou desafios para utilizar adequadamente os insumos e fazer a correção do solo. Os filhos de Marilene participam ativamente das atividades diárias, fortalecendo a sucessão e garantindo a continuidade do negócio familiar. Nesta semana, o casal recebeu, em sua propriedade, um monocultivador e uma antena para acesso à internet, com a assinatura de um ano.
“Com o ATeG, a gente conseguiu transformar a nossa realidade. O técnico de campo nos trouxe novas tecnologias, análise do solo, sementes. Assim conseguimos produzir com mais qualidade. E pretendemos melhorar ainda mais”, contou Marilene.
A entrega dos equipamentos foi realizada pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, e pelo presidente do SPR de Padre Paraíso, Emerson Ramalho. “Este prêmio mostra o reconhecimento do pequeno produtor para o agronegócio mineiro”, enfatizou o presidente do SPR.
“Marilene e Júnior receberam um reconhecimento nacional e os parabenizamos pelo exemplo, não só para os produtores de Padre Paraíso, mas para todos de Minas”, destacou Celso.
Também acompanharam a entrega o gerente regional do Sistema, Luiz Rodolfo Quaresma, além dos presidentes de SPRs da região: Antônio Jefferson Soares Goncalves (Jacinto), também vice-presidente da Faemg; André Nunes Costa (Carlos Chagas), presidente da Asprovales; e Dalton Gonçalves Pinto (Malacacheta).
A propriedade de Marilene faz parte dos cinco grupos já atendidos pelo Programa ATeG em parceria com o SPR de Padre Paraíso, sendo três de bovinocultura de leite, um de olericultura e um de cafeicultura. Atualmente, estão em andamento no município uma turma de bovinocultura de leite e outra de cafeicultura.
Programa ATeG
O programa acumula excelentes resultados no que se refere à gestão do negócio, adoção de boas práticas produtivas, aumento da produção, incentivo à sucessão familiar e melhoria da qualidade de vida dos homens e mulheres do campo. “Começamos o ATeG em 2016 com 600 produtores em Minas. Hoje atendemos em média 21.500 por ano e esperamos aumentar esse número”, disse o gerente de ATeG, Wender Guedes.
Mais de 43 mil produtores já foram atendidos pelo programa em Minas Gerais em 13 cadeias produtivas: Agroindústria (Derivados lácteos, cana-de-açúcar, carnes e embutidos), Apicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Caprinocultura, Cafeicultura, Fruticultura, Grãos, Olericultura, Ovinocultura, Piscicultura e Silvicultura.


Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar lança o 1º Congresso Nacional da Carne durante a Expozebu

FAEMG SENAR | Divulgação
Evento será realizado em setembro, em Belo Horizonte, com foco em mercado, sanidade e sustentabilidade da pecuária brasileira
O Sistema Faemg Senar anunciou no sábado (26/4), durante a Expozebu, em Uberaba, o lançamento do Congresso Nacional da Carne (CONACARNE), que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A primeira edição do evento tem previsão de reunir mais de 2 mil participantes, promovendo debates estratégicos sobre o futuro da cadeia da carne no Brasil.
O CONACARNE nasce com a missão de conectar os principais elos do setor — produtores, indústria e varejo — para discutir temas centrais, como mercado, sanidade e sustentabilidade. A programação contará com palestras magnas e técnicas, abordando desde pecuária de precisão e gestão até comportamento do consumidor, com foco na modernização e valorização da carne bovina brasileira.
Outro destaque será a desmistificação de mitos sobre a pecuária nacional, especialmente em relação à sustentabilidade ambiental.
“Nosso modelo de produção, com animais a pasto, é um dos mais limpos do mundo. A pecuária bem conduzida no Brasil é carbono positiva”, reforça o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Com o Brasil prestes a conquistar o status de livre de febre aftosa sem vacinação, o país se prepara para acessar novos mercados e consolidar sua posição como fornecedor global de carne de qualidade. O CONACARNE surge como uma plataforma de diálogo, planejamento e avanço do setor, com foco tanto no mercado interno quanto na expansão das exportações de carnes premium.
“O Congresso será o início de uma agenda anual de debates, diagnósticos e propostas. Precisamos identificar gargalos, buscar linhas de crédito para recuperação de pastagens, ampliar o acesso à genética de qualidade e garantir que a pecuária brasileira seja reconhecida, cada vez mais, por sua eficiência, rastreabilidade e excelência”, conclui o presidente.
O Congresso Nacional da Carne é uma realização do Sistema CNA Faemg Senar.
-
Brasil e Mundo7 dias atrás
Onde se planta compromisso, colhe-se respeito: Rone e Deybson fazem história em Bom Jesus da Penha com visita inédita de governador
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
AMM firma parceria com a Academia Vitorino e Mendonça para oferecer curso de Comunicação Governamental para prefeituras
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Operação combate extração de ouro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Alimentação fora de casa mais cara
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
FIEMG participa de nova rodada de negociação sobre a NR&01 e celebra prazo de transição para empresas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
ExpoZebu com cifras expressivas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Municípios regulados pela Arsae&MG podem receber recursos por meio do Fundo Municipal de Saneamento