Coluna Minas Gerais

Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva a voz dos produtores mineiros para debates sobre o futuro da pecuária sul-americana

Minas Gerais reafirmou seu protagonismo na defesa agropecuária ao participar da 51ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Representando o Sistema Faemg Senar, a analista de agronegócio Mariana Simões levou a voz dos produtores mineiros para o centro das discussões sobre segurança sanitária e os próximos passos para um status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

A expectativa é que, já em maio de 2025, Brasil e Bolívia sejam reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como países livres da doença sem a necessidade de vacinação — um marco histórico para a pecuária sul-americana.

“O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação representa o resultado de anos de trabalho conjunto de todos os elos da cadeia produtiva. Com a transição desses dois países, agora temos 64% do rebanho sul-americano livre da doença sem vacinação. É um passo importante para consolidar a qualidade sanitária e produtiva dos nossos produtos de origem animal”, destacou Mariana Simões.


Avanço antecipado

Leia Também:  Quando o conhecimento transforma realidades

A conquista veio antes do previsto. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) previa o reconhecimento internacional apenas em 2026. Contudo, os avanços obtidos permitiram que a OMSA antecipasse a decisão para 2025.

Francisco Olavo de Castro, delegado do setor privado na comissão, reforçou a importância do engajamento do produtor nesse processo:

“Nossa participação tem sido fundamental para mostrar o trabalho que os produtores vêm fazendo para contribuir com a retirada da vacina. O primeiro e mais importante momento de vigilância acontece dentro da propriedade.”


Desafios e preparação

Antes da reunião oficial, o Seminário Internacional Pré-Cosalfa 2025 reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios da erradicação da febre aftosa na América do Sul. A programação incluiu temas como fundos emergenciais, bancos de vacinas, rastreabilidade animal e estratégias de comunicação com pecuaristas.

A erradicação definitiva da doença depende de vigilância constante, investimento em tecnologia e, principalmente, do comprometimento do produtor rural.

“A vigilância, aliada a uma atuação rápida e eficaz, é uma das principais ferramentas neste novo cenário. O Brasil demonstrou estar preparado e em constante evolução. O Sistema CNA, junto com Federações e Sindicatos Rurais, tem atuado diretamente com os produtores, oferecendo capacitação e apoio contínuo para evitar a reintrodução da doença”, concluiu Mariana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Vinte hospitais do Norte recebem investimentos

Publicados

em

Foto: Reprodução GazetaNM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Vinte hospitais do Norte recebem investimentos

A Cemig investiu, por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE), mais de R$ 2,3 milhões em mais de 200 hospitais e unidades públicas municipais de saúde de 20 cidades do Norte de Minas Gerais, durante o primeiro semestre de 2025. Entre as iniciativas, estão a modernização de equipamentos, melhoria da iluminação, além da instalação de usinas solares fotovoltaicas em instituições da região. De acordo com a organização adotada e divisão espacial utilizada pela Cemig, dos 774 municípios que compõem a área de concessão da empresa, no Norte de Minas, a Cemig substituiu autoclaves e modernizou a iluminação. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

https://gazetanm.com.br/cemig-investe-mais-de-r23-milhoes-em-unidades-de-saude-do-norte-de-minas/

Manifestação pede recapeamento na MG 188

O Movimento Popular em prol do recapeamento da MG-188 vai realizar um ato na segunda, 15/09, a partir das 9h, na saída de Coromandel sentido Patrocínio. O objetivo é cobrar o cumprimento da promessa feita pelo vice-governador no início do ano: a obra está licitada e homologada, faltando apenas a ordem de serviço do Estado. Enquanto isso, a rodovia segue causando insegurança e prejuízos à população. O movimento contará com a presença de prefeito, vereadores e autoridades locais, ao lado da comunidade, reforçando a união popular em torno desta causa histórica. (Jornal de Patrocínio)

Leia Também:  Programa Água Doce chega a Riacho dos Machados, no Norte de Minas, e garante água potável para famílias da comunidade

https://www.jornaldepatrocinio.com/manifestacao-popular-cobra-recapeamento-imediato-da-mg-188-em-coromandel

Patrimônio sem manutenção em JF

Os bens históricos de uma cidade são a referência a respeito do seu passado. Mas para um patrimônio tombado perdurar e continuar tendo um papel relevante ao longo dos anos, é preciso ter um alinhamento entre poder público, população e o setor privado. Em Juiz de Fora, há diversos pontos que, mesmo após terem passado pelo rigoroso processo de serem reconhecidos como parte da identidade cultural da cidade, sofrem com falta de manutenção, descaso e risco de deterioração. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/31-08-2025/patrimonios-risco.html

Caeté abriga a maior litoteca da América 

Quando se fala em Caeté, logo vêm à mente sua história, sua religiosidade, paisagem montanhosa e Guerra dos Emboabas, porém pouca gente sabe que a cidade abriga, há anos, uma das instituições mais estratégicas para o conhecimento e a valorização das riquezas naturais do Brasil: a unidade do Serviço Geológico do Brasil. Essa presença não é por acaso. Caeté está localizada no coração do Quadrilátero Ferrífero, região famosa pelas suas jazidas de minério de ferro, ouro, manganês, nióbio, grafita e outros minerais de alto valor. Recursos que, além de marcar a identidade da cidade, são fundamentais para a economia mineira e nacional. (Jornal Opinião – Caeté)

Leia Também:  Primeiro estabelecimento de pescado familiar de Minas entra em funcionamento

https://www.opiniaocaete.com.br/caete-abriga-a-maior-litoteca-da-america-latina/

Pouso Alegre pode ser a maior do Sul

A geração de empregos e a localização estratégica têm atraído cada vez mais moradores para Pouso Alegre. Em três anos, o município ganhou mais de 9 mil habitantes. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pouso Alegre deve alcançar 201.549 moradores em 2035 e, em 2041, chegar a 229.660 habitantes. Caso o número se confirme, a cidade poderá ultrapassar Poços de Caldas e se tornar a mais populosa do Sul de Minas. A professora de demografia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Larissa Gonçalves Souza, explica que as projeções levam em conta os dois últimos censos e as estimativas populacionais para Minas Gerais. (Pouso Alegre em Foco)

https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/2531/pouso-alegre-cresce-tornar-maior-cidade-sul

Divinópolis cria Farmácia Móvel

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lançou a Farmácia Móvel, um veículo totalmente adaptado para levar medicamentos do componente básico assistencial até moradores de bairros afastados e comunidades rurais. O veículo já está pronto para iniciar os trabalhos e foi adquirido com recursos da transposição de saldos financeiros. A Farmácia Móvel terá equipe composta por farmacêutico, agente administrativo e motorista, e funcionará de segunda a sexta-feira, percorrendo uma rota definida pela Semusa. O cronograma detalhado de atendimento será divulgado em breve pela Prefeitura. (Portal G37 – Divinópolis)

https://g37.com.br/divinopolis/prefeitura-de-divinopolis-apresenta-farmacia-movel-mais-saude-para-quem-vive-longe-do-centro/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA