Coluna Minas Gerais
32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil

SISTEMA FIEMG | Divulgação
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
Transformar o campo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Ao completar 32 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar Minas) reafirma sua missão de promover a transformação do meio rural por meio da educação, tecnologia e valorização dos homens e mulheres que produzem o alimento que chega à mesa dos brasileiros.
Com uma atuação que vai muito além da capacitação técnica, a instituição contribui para o fortalecimento da agropecuária mineira. O incentivo à profissionalização, ao aumento da renda e às ações de saúde e educação tem impactado positivamente a qualidade de vida nas comunidades rurais.
O mundo se transformou — e o campo, por estar distante dos grandes centros urbanos, precisa, mais do que nunca, de acesso à tecnologia e à assistência técnica. Os produtores devem evoluir e se modernizar para se manterem competitivos. O maior desafio, hoje, é fazer o conhecimento chegar às propriedades, especialmente em um estado como Minas Gerais, que possui 853 municípios e mais de 600 mil propriedades rurais. É nesse cenário que o Senar Minas se consolida como um agente de mudança.
Sem depender de salas de aula, o Senar leva o conhecimento para dentro das porteiras, para ser aplicado na prática. Em Minas Gerais, cerca de 90% dos produtores são pequenos e médios — justamente os que mais se beneficiam das ações da instituição. Uma ferramenta essencial nesse contexto é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece orientação contínua e personalizada aos produtores.
Com foco em gestão e boas práticas produtivas, são realizadas visitas mensais que contribuem para transformar as propriedades em modelos de eficiência. Os resultados são expressivos: aumento de renda, maior produtividade, sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida no campo. Desde 2016, o ATeG já atendeu mais de 38.660 propriedades, com mais de 699 mil visitas técnicas realizadas. O programa abrange as 13 principais cadeias produtivas de Minas Gerais e promove ações que integram sustentabilidade ambiental, econômica e social, com acompanhamento constante.
Do planejamento financeiro ao aperfeiçoamento da produção, o ATeG tem sido um verdadeiro motor de transformação no setor agropecuário mineiro. Além disso, somam-se mais de 2,2 milhões de participações em cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural, 777 mil em ações de Promoção Social — que envolvem saúde, serviços e educação — e mais de 245 mil eventos de qualificação promovidos em todo o estado.
Sempre ao lado de quem alimenta o Brasil, o Senar Minas valoriza o produtor rural e reafirma seu compromisso com um campo cada vez mais forte, moderno e sustentável. Neste aniversário, a instituição celebra a transformação do campo como sua maior colheita.
Parabéns, Senar Minas!


Coluna Minas Gerais
Amvale debate eventos climáticos

Foto: Divulgação/JM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Amvale debate eventos climáticos
Desafios para enfrentar os impactos da variação climática foram tema de reunião dos gestores municipais que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) na sexta-feira, 29. O encontro, desta vez, aconteceu na cidade de Conceição das Alagoas e contou com a palestra do tenente-coronel Anderson Passos, ex-comandante do Corpo de Bombeiros. O militar destacou que os meses de julho, agosto e setembro concentram alto número de ocorrências de combate a queimadas em toda a região do Vale do Rio Grande. O especialista também apresentou o Manual de Combate a Incêndios em Canaviais. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Consórcio viabiliza cirurgias
O Hospital Nossa Senhora das Graças e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas – Cismisel efetivaram, na quarta-feira, 27 de agosto, uma importante pareceria com o objetivo de aumentar a oferta de cirurgias eletivas para várias cidades da região. O contrato foi assinado em solenidade que contou a presença de conselheiros e diretores do hospital, prefeitos e representantes de secretarias municipais de Saúde dos municípios integrantes do consórcio. (Sete Dias – Sete Lagoas)
Cooperativa lança ‘Semente Digital’
A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce promove nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, a Reunião do Comitê Educativo, , em Governador Valadares. O encontro terá como destaque o lançamento do Projeto “Semente Digital”, voltado à capacitação tecnológica dos cooperados e à valorização da dignidade da pessoa humana no ambiente virtual. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Organização das Cooperativas de Minas Gerais e tem como objetivo ampliar o acesso às tecnologias, incentivar o uso consciente das ferramentas digitais e promover autonomia no mundo virtual. A proposta pretende impactar diretamente a vida pessoal e profissional dos cooperados e da comunidade. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Poços combate ligações clandestinas
Equipes do Departamento Municipal de Águas e Esgoto intensificam as vistorias nas residências do bairro Bortolan, para verificação de ligações irregulares de redes de água e esgoto. A ação vem atender a uma solicitação dos próprios moradores. As vistorias têm por objetivo uma maior eficiência nos serviços prestados no saneamento. A ação também traz benefícios ao meio ambiente, ao direcionar os rejeitos para as redes coletoras corretas a fim de tratá-los corretamente na ETE 1. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Santana do Paraíso cresce quase 10%
Santana do Paraíso foi o município que mais cresceu em número de habitantes na Região Metropolitana do Vale do Aço, de acordo com as Estimativas da População 2025 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em três anos, a cidade saltou de 44.800 para 49.025 moradores, um avanço de 9,43%, bem acima da média regional. No mesmo período, Ipatinga subiu de 227.731 para 235.311 habitantes, incremento de 3,33%. Timóteo passou de 81.579 para 84.172 moradores (3,18%) e Coronel Fabriciano avançou de 104.736 para 108.708, crescimento de 3,79%. (Diário do Aço – Ipatinga)
Rota Turística lançada no Sul de Minas
Três Pontas recebeu, na semana passada, o lançamento oficial da Rota Turística do Café e das Águas de Furnas, uma iniciativa da Edersul – Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas. Realizado na Fazenda Pedra Negra, o evento marcou o início de um projeto que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do secretário Leônidas José de Oliveira, que esteve presente na ocasião, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Três Pontas e Varginha. A proposta vai além de um roteiro fixo: trata-se de um conjunto de experiências que podem ser combinadas de acordo com o interesse dos visitantes. O objetivo é integrar atrativos ligados ao café, às águas e às paisagens naturais, promovendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e valorização cultural em todo o Sul de Minas. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/rota-turistica-do-cafe-e-das-aguas-de-furnas-e-lancada-no-sul-de-minas/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços integra Central de Inteligência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
FIEMG lança curso online sobre Reforma Tributária Descomplicada
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Nova Lima e Araxá lideram exportações
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Licitação da sede do IF de Caratinga tem edital
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Triângulo se destaca na produção de milho
-
Coluna Minas Gerais2 horas atrás
Amvale debate eventos climáticos