Coluna Minas Gerais
Pecuaristas do Norte de Minas investem em leilões

FAEMG SENAR | Divulgação
Uma das regiões de Minas Gerais com maior número de bovinos — mais de 2,5 milhões de cabeças —, o Norte do estado tem conquistado novos mercados com a evolução genética e a qualidade da criação. O trabalho nas propriedades conta com o apoio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que contribui diretamente para o planejamento das pequenas e médias fazendas dedicadas à bovinocultura. Nesses locais, os produtores têm se especializado em mapeamento de mercado, atuando com eficiência na compra e venda de animais em leilões e feiras.
Em São Francisco, o produtor rural José Alvino Pinto Vieira prepara, mensalmente, novos lotes para comercialização. A fazenda, que antes era voltada à produção de leite, passou por uma transformação nos últimos anos: houve padronização do rebanho, melhoria das pastagens, análises de solo e adoção de técnicas de adubação — tudo voltado para garantir a entrega de animais de alta qualidade ao mercado.
“Já tem de quatro a cinco anos que eu faço a recria. Adquiro os bezerros nos leilões com média de cinco arrobas e meia, e levamos até 10 arrobas, no máximo 11, para a venda ao criador que vai fazer a terminação”, explica José Alvino.
Outro exemplo vem de Eduardo José Vieira Júnior, que identificou nos leilões uma boa oportunidade de negócio. Ao lado do técnico de campo do ATeG, ele montou uma estratégia para aproveitar o calendário das feiras de animais com maior precisão.
“Antes a gente não tinha período certo para colocar os animais em reprodução. Agora definimos o período de monta já visualizando o leilão, planejamos o cruzamento no momento em que o capim já está verde. Hoje, os leilões representam uma parcela significativa da renda da fazenda”, afirma o produtor.


Coluna Minas Gerais
Programa do Senar, em parceria com o SPR Sete Lagoas e a ABCCMM, transforma a vida de tratador de cavalos

FAEMG SENAR | Divulgação
“Este programa do Sistema Faemg Senar ajudou a transformar a minha vida por completo. Recebi muito conhecimento e me tornei um profissional mais competente. Abriu portas para eu conseguir um trabalho melhor, em um lugar completamente diferente, com mais qualidade de vida e com minha família mais perto de mim”.
No mês de aniversário do Senar Minas, o depoimento do tratador de cavalos Bruno Virgilato representa milhares de histórias de vidas transformadas pelos cursos e programas oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais.
Bruno foi um dos 11 participantes do Programa de Formação por Competências em Equideocultura, promovido pelo Sistema Faemg Senar no município de Sete Lagoas. A proposta de um novo emprego surgiu enquanto ele ainda realizava a capacitação, que contou com 540 horas de formação — com módulos que abrangem desde noções básicas até gestão avançada — voltada à formação de profissionais capacitados para atuar na cadeia da equideocultura no Brasil.
“Na época, eu trabalhava em um haras em Pedro Leopoldo e me deslocava até Sete Lagoas para participar do programa. Durante as aulas, o proprietário de um haras entrou em contato com uma proposta de emprego, oferecendo melhor remuneração”, contou Bruno.
Ele concluiu o curso no fim de janeiro e, no mês seguinte, já se mudou com a esposa, Alessandra, e as três filhas para assumir a nova função no Haras Triângulo Mineiro, na cidade de Veríssimo.
No novo trabalho, Bruno é responsável pelos cuidados com 31 cavalos da raça Mangalarga Marchador.
“Aqui estou aplicando todo o conhecimento que adquiri no programa — desde o trato e o manejo sanitário até o processo de doma dos animais. O curso me ajudou a ter uma visão macro do dia a dia da propriedade”, explicou.
Para o futuro, Bruno deseja continuar se capacitando e já sonha em compartilhar seu aprendizado, contribuindo para a formação de outros profissionais.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
ExpoZebu com cifras expressivas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Municípios regulados pela Arsae&MG podem receber recursos por meio do Fundo Municipal de Saneamento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Cemig inaugura Superintendência Sul
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança o 1º Congresso Nacional da Carne durante a Expozebu
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Crise faz hospital suspender internações
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Vaca avaliada em R$ 15,2 milhões
-
Coluna Minas Gerais5 horas atrás
Pizzaria de GV no 50 Top Pizza América
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrás
Programa do Senar, em parceria com o SPR Sete Lagoas e a ABCCMM, transforma a vida de tratador de cavalos