Coluna Minas Gerais
Pecuaristas do Norte de Minas investem em leilões
FAEMG SENAR | Divulgação
Uma das regiões de Minas Gerais com maior número de bovinos — mais de 2,5 milhões de cabeças —, o Norte do estado tem conquistado novos mercados com a evolução genética e a qualidade da criação. O trabalho nas propriedades conta com o apoio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que contribui diretamente para o planejamento das pequenas e médias fazendas dedicadas à bovinocultura. Nesses locais, os produtores têm se especializado em mapeamento de mercado, atuando com eficiência na compra e venda de animais em leilões e feiras.
Em São Francisco, o produtor rural José Alvino Pinto Vieira prepara, mensalmente, novos lotes para comercialização. A fazenda, que antes era voltada à produção de leite, passou por uma transformação nos últimos anos: houve padronização do rebanho, melhoria das pastagens, análises de solo e adoção de técnicas de adubação — tudo voltado para garantir a entrega de animais de alta qualidade ao mercado.
“Já tem de quatro a cinco anos que eu faço a recria. Adquiro os bezerros nos leilões com média de cinco arrobas e meia, e levamos até 10 arrobas, no máximo 11, para a venda ao criador que vai fazer a terminação”, explica José Alvino.
Outro exemplo vem de Eduardo José Vieira Júnior, que identificou nos leilões uma boa oportunidade de negócio. Ao lado do técnico de campo do ATeG, ele montou uma estratégia para aproveitar o calendário das feiras de animais com maior precisão.
“Antes a gente não tinha período certo para colocar os animais em reprodução. Agora definimos o período de monta já visualizando o leilão, planejamos o cruzamento no momento em que o capim já está verde. Hoje, os leilões representam uma parcela significativa da renda da fazenda”, afirma o produtor.
Coluna Minas Gerais
Mucuri reforça representação na Assembleia
Foto: Guilherme Bergamini/ALMG
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Mucuri reforça representação na Assembleia
O médico Carlos Pimenta foi empossado, nesta quinta-feira, 4, para seu oitavo mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele assume a vaga deixada pelo ex-deputado Alencar da Silveira Jr., que renunciou ao cargo após ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da ALMG e contou com a presença do presidente da Casa, Tadeu Leite, e do 1º secretário, Gustavo Santana. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/carlos-pimenta-toma-posse-para-8-mandato-na-almg-e-reforca-representacao-do-vale-do-mucuri
Muriaé ganha unidade do Sest Senat
O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou, na terça-feira (2), sua 27ª unidade em Muriaé, ampliando a presença da instituição em Minas Gerais. Segundo o Sest Senat, a capacidade de atendimento da nova unidade ultrapassa 53 mil procedimentos por ano. Com um investimento de R$22,2 milhões, a nova unidade adota soluções sustentáveis, como placas fotovoltaicas e sistemas de captação e reuso da água da chuva, reforçando o compromisso da instituição com eficiência energética e responsabilidade ambiental. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/transporte-com-proposito-nova-unidade-do-sest-senat-em-muriae-tem-centro-avancado-de-formacao/
Sindicato realiza o Café Rural
O Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares realiza, na segunda-feira, 08, a última edição do Café Rural de 2025, encerrando mais um ano de diálogo, aprendizado e aproximação com os produtores rurais. O encontro, gratuito e aberto ao público, reúne participantes de toda a região interessados no desenvolvimento do agronegócio. Com 25 anos de trajetória contínua, o Café Rural se consolidou como um dos principais espaços de atualização e integração promovidos pelo Sindicato, fortalecendo a relação direta com os produtores e ampliando o acesso a informações que impulsionam o agronegócio no Leste de Minas. (Jornal da Cidade)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/cafe-rural-do-sindicato-encerra-o-calendario-2025-com-temas-de-cafeicultura-e-pecuaria/
Viçosa busca recursos par urbanização
A Prefeitura de Viçosa participou, na última semana, de uma reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, para apresentar o Projeto de Urbanização do tecnoPARQ (Parque Tecnológico) e buscar investimentos estimados em mais de R$ 100 milhões. Segundo o município, os recursos são fundamentais para ampliar a capacidade de atração de empresas, estimular novos investimentos e fortalecer a geração de empregos na região. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/vicosa-busca-r-100-milhoes-no-mcti-para-urbanizacao-e-expansao-do-tecnoparq
Formiga reivindica melhorias na BR 354
Uma comitiva de Formiga participou de um encontro articulado pelo vereador Wolkmar Menezes, que foi acompanhado do prefeito coronel Laércio, com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos, para promover melhorias na BR-354. Durante a reunião, apresentou dados sobre o elevado número de acidentes no trecho entre Formiga e Perdões. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/comitiva-formiguense-reivindica-melhorias-na-br-354-no-dnit
Lafaiete moderniza semáforos
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete iniciou a modernização dos semáforos na região central da cidade. A Avenida Telésforo Cândido de Resende é a primeira a receber o novo sistema, desenvolvido para melhorar a organização do trânsito e aumentar a segurança nas travessias de pedestres. O objetivo é tornar a circulação mais fluida, especialmente nos horários de pico, além de oferecer mais proteção aos pedestres. Uma das principais novidades é a instalação das botoeiras para pedestres, que permitem ao usuário acionar o semáforo e aguardar a liberação do sinal verde para atravessar com segurança.
https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/45247-lafaiete-moderniza-semaforos-e-reforca-seguranca-no-centro
Concessionária lista vítima fatal para depor
Um erro em um processo sobre um atropelamento na MG-050 chamou atenção ao mostrar que a concessionária responsável pela rodovia convocou como testemunha a própria vítima do acidente, Francisca de Fátima da Silva, de 56 anos, que morreu no local em 13 de fevereiro de 2022. Documentos do processo listam Francisca entre as testemunhas. Outras pessoas que realmente estiveram no local foram chamadas, como o condutor do veículo, um inspetor de tráfego, duas testemunhas e o policial rodoviário responsável pelo registro da ocorrência. (Portal MPA – Divinópolis)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/concessionaria-da-mg-050-convoca-mulher-que-morreu-atropelada-para-depor-em-processo-diz-ana-paula/
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO7 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMinas amplia e fortalece malha aérea
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMissão China: conexão a serviço do produtor rural
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásPassaporte equestre é oficializado em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásValadares terá drenagem urbana
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJF apresenta gargalos na mobilidade



