Coluna Minas Gerais

Em noite de homenagens e reconhecimento, FIEMG celebra o Dia da Indústria 2025

Publicados

em

SISTEMA FIEMG | Divulgação

Empresários, indústrias, alunos, instrutores e professores são agraciados pela Federação por contribuírem com o progresso do país.

Uma noite de celebração e reconhecimento. A FIEMG realizou, nesta quinta-feira (22/5), a cerimônia do Dia da Indústria 2025, homenageando quem contribui com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil — de industriais a alunos. O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, contou com a presença de empresários, executivos, políticos e representantes de instituições públicas e privadas.

Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que os empresários homenageados representam a importância da indústria para o desenvolvimento de Minas Gerais e do associativismo como instrumento de engajamento em prol do progresso do estado e do país.

“O ambiente de negócios está sempre em mudança, e é preciso estar presente no espaço público, fomentando políticas públicas portadoras de futuro e benéficas para a sociedade. Por isso, nossa responsabilidade é ainda maior diante de um cenário cercado de desafios”, afirmou.

O líder empresarial também ressaltou o trabalho conjunto com o governo de Minas, especialmente nas ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria do ambiente de negócios.

“O papel da FIEMG é dialogar com o poder público para encontrarmos soluções para os desafios da sociedade. É preciso união para enfrentarmos esses problemas”, completou, ao agradecer a presença das autoridades que compuseram a mesa solene.

Por fim, Roscoe destacou histórias de superação e conquistas de alunos do SESI e do SENAI, mostrando na prática como a indústria mineira transforma vidas — resultado do trabalho sério e da responsabilidade no uso dos recursos do Sistema S.

Leia Também:  Metade de MEIs não declarou

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, representando o governador Romeu Zema, destacou a parceria do Executivo com a FIEMG, especialmente nas iniciativas voltadas para geração de emprego, renda e melhoria do ambiente de negócios.

“O presidente Flávio é um líder com visão de futuro, agregador e que constrói pontes”, afirmou, parabenizando todos os homenageados.


Homenagens

O Mérito Industrial CNI foi entregue a Ricardo Valadares Gontijo, fundador e presidente do Conselho de Administração da Direcional Engenharia, que tem mais de 40 anos de atuação na construção civil.

“Esse reconhecimento me inspira e, ao mesmo tempo, traz mais responsabilidade. Afinal, a construção civil é um setor que transforma, movimenta a economia e impacta a vida de milhares de brasileiros. Esse prêmio pertence a todos que caminharam comigo e acreditaram no meu sonho”, destacou.

O empresário Guilherme Abrantes, fundador da Laticínios Dona Formosa e presidente do Silemg, recebeu o Mérito Industrial do Ano. Ele lidera uma operação industrial em constante crescimento, com forte presença no mercado, marcada pela inovação e qualidade.

“O reconhecimento desta noite marca minha trajetória, mas, principalmente, valoriza um setor do qual participo com tanto orgulho: a indústria de laticínios de Minas Gerais, uma cadeia produtiva que gera empregos e está no dia a dia de milhares de pessoas”, declarou.

O Mérito Industrial 2025 também foi entregue a empresários que se destacaram pelo fortalecimento do setor produtivo:

  • Gilmar Dias dos Santos, Grupo EPO e S&D

  • Walker Magalhães Lahmann, Eurofarma

  • Antônio Eugênio do Socorro Fernandes, Premialy e Santonely Panificados

  • Sandro Faria Heringer, Carrocerias Heringer

  • Magnaldo Geraldo Filho, Super Fogos e presidente do Sindiemg

  • Fausto Gabriel dos Santos, Fama Alimentos e Überbräu Cervejaria

  • Gustavo Mendonça dos Santos, Só Minas Alimentos

  • Antônio Vilhena Paula Souza, Frigorífico Cambuí e Anics

  • José Carlos Nunes Freire, Primar Indústria Têxtil

  • Joel Alves de Carvalho, Joel Couros e Unatex

  • João Vinhas de Arantes Neto, Vale do Sol

  • Gilson Almeida Vilela, Serquip MG

  • Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto, gráfica Silva Lara

  • Wagner de Brito Barbosa, Bioflorestas e ArcelorMittal

  • Olavo Alves Corgosinho, Data Engenharia

  • Shelber de Abreu, Microfund e SH Corte e Usinagem

Leia Também:  Indústria de alimentos norte-americana anuncia expansão das operações em Minas Gerais com geração de cerca de mil empregos

Quem faz a indústria e transforma

A Metalúrgica Soares, de Itaúna, e a Painelbras Engenharia, de Contagem, foram reconhecidas com o Mérito Inovação na Indústria, destacando seu protagonismo em soluções inovadoras.

Também foram homenageados com o prêmio Portadores do Futuro os professores, instrutores e alunos da rede SESI e SENAI, que se destacaram pelos resultados e impacto positivo na indústria.

Entre eles, Neuda Gomes Fagundes, professora de matemática e coordenadora do SESI Barreiro, emocionou-se ao falar da importância da instituição:

“Vi o SESI crescer e hoje percebo como ele é inovador no ensino, com metodologias ativas e tecnologia. Nossa missão é entregar à indústria e à sociedade cidadãos críticos, questionadores e preparados, valorizando tanto o conhecimento técnico quanto o desenvolvimento humano.”


Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Copasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento

Publicados

em

Companhia pretende dialogar com representantes de mais de 600 municípios até o fim de fevereiro

A Copasa vai iniciar, nesta terça-feira (27/01), em Belo Horizonte, uma série estratégica de reuniões com prefeitos mineiros para aprofundar o diálogo sobre investimentos, segurança jurídica e os próximos passos da empresa rumo à desestatização. O primeiro encontro foi realizado na sede da Companhia e reuniu gestores municipais para tratar de melhorias operacionais e do cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

A meta é que, até o fim de fevereiro, a Copasa dialogue com representantes dos 636 municípios atendidos, alinhando estratégias para alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, conforme determina a legislação federal.

| A universalização só acontece com uma parceria sólida entre a Copasa e os titulares dos serviços. A missão é construir esse caminho com base na transparência e no planejamento conjunto, garantindo que a evolução da Companhia se traduza em serviços de excelência para a população mineira, afirma Marília Carvalho de Melo.

Segurança jurídica e desenvolvimento regional

Leia Também:  Rogério Silveira destaca força de Luís Eduardo Falcão durante Marcha dos Vereadores de Minas em Brasília

Durante os encontros, a Companhia apresenta como o processo de desestatização e o ambiente regulatório vigente podem acelerar obras, ampliar investimentos e promover ganhos operacionais. Para os municípios, o benefício direto está na consolidação de contratos mais robustos, com metas claras, previsibilidade técnica e maior capacidade de planejamento.

A pauta também inclui o impacto social e ambiental do saneamento, com destaque para a continuidade de programas essenciais, como a tarifa social para famílias de baixa renda, o repasse de recursos para políticas municipais, a proteção de mananciais e ações de educação ambiental.

Com a agenda de diálogo permanente, a Copasa busca alinhar expectativas, fortalecer o vínculo com as prefeituras e assegurar que o processo de transição e o aprimoramento dos contratos resultem em mais desenvolvimento regional, saúde pública e qualidade de vida para a população de todas as regiões de Minas Gerais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA