Coluna Minas Gerais
Uberlândia: 10 acidentes com motos por dia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Uberlândia: 10 acidentes com motos por dia
Mais de 1.440 acidentes envolvendo motocicletas já foram registrados em Uberlândia nos primeiros cinco meses de 2025, sendo uma média de quase 10 ocorrências por dia. Os dados, Do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, mostram que em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 1.459 acidentes do tipo, a cidade registrou uma leve queda de 1,2% na quantidade de ocorrências neste ano. A média mensal de 2025 ultrapassa os 288 registros, e o mês de maio foi o mais crítico até o momento, com 305 ocorrências. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38180/uberlandia-registra-media-quase-10-acidentes-motos
Muriaé faz festival gastronômico
O charmoso distrito de Pirapanema foi palco de um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Muriaé: o 13º Festival Gastronomia na Serra. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, marcou a abertura oficial das festividades de junho na cidade, consolidando-se como vitrine da cultura regional, da mineiridade e do empreendedorismo. A programação foi marcada por oficinas gastronômicas, um emocionante open de parapente com atletas de diversas regiões do Brasil, além de apresentações musicais com ritmos que passearam pelo Jazz, Blues e MPB. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16031/13a-edicao-do-festival-gastronomia-na-serra-celebra-cultura-sabores-e-inovacao-em-muriae
Convenção define trabalho em Divinópolis
Por meio de uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste, estabeleceram as regras para o funcionamento de estabelecimentos do comércio varejista de alimentos em oito feriados em 2025. Essas regras não se aplicam aos demais setores do comércio varejista, os quais somente estão autorizados a convocar mão de obra no feriado de 20 de novembro de 2025. Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/convencao-coletiva-de-trabalho-define-regras-para-o-trabalho-em-feriados-em-divinopolis/
Pouso Alegre ganha Orquestra
Na semana passada, a estreia da Orquestra Experimental de Pouso Alegre se consolidou como um marco na história cultural da cidade. O Teatro Municipal ficou pequeno diante do grande público que lotou o espaço para prestigiar o evento, considerado o início de uma nova era para a música local. O projeto, que une formação artística, inclusão social e valorização do talento local, emocionou os presentes com a qualidade das apresentações e o talento dos jovens músicos. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/2080/orquestra-experimental-pouso-alegre-inaugurada-emociona-publico
Montes Claros receberá novo laboratório
A Prefeitura de Montes Claros recebeu a visita do presidente da Regional Norte da Fiemg e de diversos representantes do Laboratório Cristália. Eles se reuniram com o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, para discutir a expansão das operações do Laboratório Cristália em Montes Claros. A criação de uma unidade do Laboratório Cristália em Montes Claros é parte do verdadeiro boom que a cidade tem vivenciado nos últimos anos e que a consolidou como um verdadeiro polo industrial farmacêutico no país, caminhando para ser o maior polo da indústria farmacêutica da América Latina. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/polo-farmaceutico-prefeitura-de-montes-claros-recebe-representantes-do-laboratorio-cristalia/
Prefeitura faz pesquisa em Valadares
A Prefeitura de Governador Valadares, por meio do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento, vai realizar no próximo dia 16 de junho uma importante ação no bairro Santa Paula, com foco na identificação e no levantamento socioeconômico de famílias que vivem em áreas verdes, de preservação ambiental ou terrenos públicos municipais. Na data, agentes públicos da Prefeitura estarão visitando os moradores do bairro. (Diário do Rio Doce)
https://drd.com.br/prefeitura-realizara-levantamento-socioeconomico-no-bairro-santa-paula-no-dia-16-de-junho/
JF valoriza plantas nativas
Apesar de serem, muitas vezes, desconhecidas pela população, as plantas nativas estão presentes no nosso dia a dia, como os ipês, a palmito-juçara e a ora-pro-nóbis. Além da importância para o ecossistema, essas espécies podem ser verdadeiros aliados para a saúde e a economia, a partir de um manejo sustentável. É o que tem acontecido em Juiz de Fora: iniciativas buscam valorizar o potencial das plantas nativas, ao mesmo tempo em que promovem geração de renda. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/07-06-2025/plantas-nativas.html
Coluna Minas Gerais
Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
FECOMÉRCIO | Divulgação
Atividade turística do estado mantém trajetória de recuperação e apresenta desempenho mensal acima do registrado no país
O turismo em Minas Gerais registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo e apresentou desempenho acima da média nacional. Em novembro, o volume de atividade turística no estado avançou 0,3% na comparação com outubro, que já havia apresentado alta de 0,5% em relação a setembro, confirmando uma trajetória de recuperação desde o início do segundo semestre.
No cenário nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro, o que coloca Minas Gerais com resultado mensal superior ao do país. O desempenho reforça a relevância do setor turístico para a economia mineira, especialmente no fortalecimento do segmento de serviços.
Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o turismo em Minas apresentou retração de 5,4%, indicando desaceleração em relação ao desempenho observado no ano anterior, quando houve crescimento de 4,6% na comparação com novembro de 2023. No mesmo recorte, o turismo brasileiro registrou crescimento de 2,1%.
Segundo análise econômica da Fecomércio MG, o desempenho mensal positivo em Minas Gerais reflete um cenário relativamente mais robusto do que o observado no país. Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro, que impulsiona não apenas o comércio, mas também o setor de serviços e o turismo, favorecido pelo maior dinamismo econômico do período.
No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 5,0%, evidenciando um ritmo mais moderado de recuperação no estado.
Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o volume de atividade turística em Minas Gerais apresenta retração de 3,0%. No Brasil, a média de crescimento no mesmo intervalo foi de 5,5%.
Apesar dos desafios observados nos recortes anuais, os resultados mensais consecutivos indicam sinais de retomada do turismo mineiro, setor estratégico para a geração de empregos, movimentação econômica e fortalecimento das cadeias regionais ligadas ao comércio, aos serviços e ao lazer.
- Sobre a Fecomércio MG
A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. A instituição atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade para fortalecer a economia estadual.
Além da representação institucional, a Federação administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo ações integradas nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, lazer e assistência social. Com 87 anos de atuação, a entidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado.
Fonte: Wagner Fernando Liberato – Comunicação Fecomércio MG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFatura da conta de luz tem novo modelo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásUberlândia perderá 38 orelhões até 28
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásRecorde na produção mineira de azeite
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá
-
Coluna Minas Gerais18 horas atrásTurismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
-
Coluna Minas Gerais19 horas atrásUsina fotovoltaica avança em Uberaba



