Coluna Minas Gerais

ExpoQueijo 2025

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Queijo de Alagoa conquista o prêmio Super Ouro

Pela primeira vez desde sua estreia, em 2019, a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards entregou seu maior prêmio a um queijo artesanal brasileiro. O grande vencedor do troféu Super Ouro 2025 foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, em Alagoa, no Sul de Minas Gerais.

O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e obteve a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países.

Para o produtor Jayme Porfírio, a conquista foi uma surpresa. Ele conta que enviou dois queijos para o concurso: um com cerca de 200 dias de maturação e outro capa preta, mais macio.
Pessoalmente, eu não gosto de queijo tão maturado, então achei que o capa preta tinha mais chances, porque eu acho mais gostoso”, brinca Jayme.
Mas foi justamente o maturado que levou o prêmio principal, garantindo à queijaria o direito de participar de um concurso internacional no Chile.


Tradição que atravessa gerações

Embora esteja à frente da queijaria há cinco anos, a relação da família Porfírio com o queijo vem de longa data. “O meu bisavô já produzia queijo”, afirma Jayme.

Leia Também:  ExpoQueijo terá 50 horas de programação

Mesmo com o saber passado de geração em geração, em 2022 ele se inscreveu no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, com apoio do Sindicato Rural de Baependi. Com orientação da técnica de campo Suelei Reis, Jayme profissionalizou a produção e organizou a gestão.
O principal é a disciplina. A gente que é produtor familiar faz tudo no sítio, está sempre correndo. O ATeG me ensinou a ter mais organização. Mudou tudo”, destaca.


Reconhecimento coletivo

Outros dois produtores atendidos pelo ATeG em Alagoa também foram premiados na ExpoQueijo 2025. E a cidade segue se destacando: no Festival do Queijo Artesanal, realizado entre 12 e 14 de junho, em Belo Horizonte, quatro dos 18 queijos com nota máxima na 3ª Avaliação Técnica dos Queijos ATeG Agroindústria eram de Alagoa e produzidos por propriedades atendidas pelo programa.

Isso mostra que a junção de uma localidade própria, técnica correta, matéria-prima de qualidade e boa gestão fazem toda a diferença no resultado”, avalia Emerson Simão, gerente regional da Faemg Senar na Zona da Mata e Vertentes.

Leia Também:  Poços integra Central de Inteligência

A técnica Suelei Reis também celebrou:
Eles sempre foram meus produtores mais dedicados, ansiosos por aprender. Fico até emocionada com o Super Ouro. É fruto do esforço da família”.

Ela explica que o atendimento do ATeG é completo: boas práticas, qualidade do leite e da água, tratamento ambiental, desenvolvimento de marca, e até conquista do selo de inspeção sanitária foram acompanhados de perto.


Valorização do queijo artesanal

A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards já é considerado o maior evento do setor nas Américas, com a participação dos principais países produtores. A edição 2025 ocorreu entre 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá.

Este ano, o concurso contou com 43 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 40 medalhas de ouro, seguido por Itália, Argentina e Peru.
Minas Gerais foi o estado mais premiado. Os mil queijos artesanais inscritos foram avaliados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Publicados

em

Foto: Alexandre Oliveira/Grupo Luta pela Vida

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Câncer tem alta letalidade no Triângulo
As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas têm seis cidades onde o câncer é a principal causa de morte, superando as doenças cardiovasculares que lideram no país. São elas: Abadia dos Dourados, Canápolis, Conquista, Douradoquara, Gurinhatã e Vazante. O câncer já superou outras doenças como principal causa de morte em 670 municípios brasileiros, o equivalente a 12% das cidades do país. O número considera dados do Ministério da Saúde analisados pelo Observatório de Oncologia. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cancer-e-a-principal-causa-de-morte-em-seis-cidades-do-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-minas-gerais

Santa Rita ganha fábrica de motor
Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, ganha mais um impulso para sua vocação tecnológica com o início oficial da operação, nesta quinta-feira (27), da primeira fábrica de motores de ar-condicionado do estado. Da Welling Motor, subsidiária industrial do Grupo Midea. O projeto tem investimento de R$ 70 milhões e previsão de criação de 150 empregos diretos até 2026. E consolida a chegada de uma das mais importantes fabricantes de motores elétricos do mundo ao Vale da Eletrônica. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/noticia/economia-e-negocios/2025/11/28/sul-de-minas-inaugura-primeira-fabrica-de-motores-de-ar-condicionado-do-estado/

Ferrovia Varginha/Lavras no leilão
O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira (25/11) que o chamamento público do chamado Corredor Minas-Rio. O projeto abrange trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que conectam o Centro-Oeste de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, atravessando a região do Sul de Minas, ligando Varginha a Lavras. A estimativa da pasta é que o edital seja publicado em janeiro do próximo ano, com a realização do certame marcada para abril de 2026. (Varginha OnLine)
www.varginhaonline.com.br/216347/ferrovia-entre-varginha-e-lavras-integra-pacote-de-leilao-previsto-para-2026.html

Leia Também:  Mais estrangeiros esperados na Expoqueijo

Bocaiuva no Norte Empreendedor
O Programa Norte Empreendedor, iniciativa que tem se consolidado como uma das principais ações de fortalecimento empresarial no Norte de Minas, encerrou mais uma edição em Bocaiuva na noite desta quarta-feira, 26 de novembro. O evento, promovido pelo Sicoob Credinor e pelo Sebrae Minas, com apoio da Fundação Credinor, reuniu os 32 empresários que concluíram o ciclo de consultorias para um coquetel comemorativo e a entrega oficial dos certificados, simbolizando mais uma etapa de avanço para os pequenos e médios negócios da região. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/norte-empreendedor-encerra-edicao-em-bocaiuva-com-entrega-de-certificados-a-32-empresarios/

Refúgios de Minas atraem casamentos
A busca por locais ao ar livre, que unem exuberância natural e a tranquilidade do interior, define a próxima era dos enlaces matrimoniais, como um cenário singular em Minas Gerais: a Vila da Serra, em Diamantina. Situada aos pés da serra e cercada por uma natureza deslumbrante oferece um diferencial único. É essa combinação que posiciona a Vila da Serra como um dos melhores locais para celebrar o amor, proporcionando aos convidados memórias duradouras em um ambiente onde a natureza é o maior presente — aninhada aos pés da Serra dos Cristais, em uma das cidades mais belas do Brasil. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/refugios-de-minas-gerais-atraem-cada-vez-mais-cerimonias-de-casamentos/

Leia Também:  Governo de Minas tem programação especial na ExpoQueijo 2022, em Araxá  

UFV terá novos cursos
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou 24, a proposta de criação de três novos cursos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Engenharia de Robôs e Ciência de Dados, no campus Viçosa. Segundo a instituição, a criação das novas graduações atende às diretrizes do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar a oferta de cursos na área de STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. (Folha da Mata – Viçosa)
http://folhadamata.web15f105.uni5.net/ufv-aprova-criacao-de-tres-novos-cursos

Manhuaçu reúne cafeicultores
O Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam, em Manhuaçu, o 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e visa valorizar os cafés de origem, orientar sobre o mercado de café especial, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Neste ano, o evento traz a 2ª edição do Leilão IG Matas de Minas, que vai conectar produtores a compradores, e valorizar o café com origem e identidade. Ainda serão premiados os melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2025/cidade/manhuacu-e-palco-do-10-encontro-de-cafeicultores-da-regiao-das-matas-de-minas/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA