Coluna Minas Gerais
AMM reforça parceria com associações microrregionais e lança agenda de ações estratégicas
AMM | Divulgação
A Associação Mineira de Municípios (AMM) reuniu secretários executivos e representantes das associações microrregionais em sua sede, em Belo Horizonte, em um encontro marcado pelo fortalecimento institucional e pelo alinhamento de propostas para os próximos anos. O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, reafirmou o compromisso da entidade em valorizar e intensificar a atuação das microrregionais, fundamentais para o desenvolvimento local e regional.

Durante a reunião, foi consolidada a efetivação do convênio “AMM + Micros”, que prevê o repasse de recursos financeiros para apoiar ações estratégicas das microrregionais. “Em um cenário de fortalecimento dos consórcios, a AMM reforça seu papel de suporte, contribuindo para o fortalecimento das estruturas e da representatividade regional”, destacou Falcão.
Também participaram os diretores regionais da AMM e presidentes de microrregionais: Cristiano Geraldo da Silva, prefeito de Capitólio e presidente da ALAGO, e João Marcelo Diegues Pereira, prefeito de Nova Lima e presidente da Granbel.
Compromissos da nova gestão (2025–2028)
O presidente da AMM apresentou os compromissos da nova diretoria para o mandato 2025–2028, fundamentados em representatividade, participação, valorização, transparência e união. Entre os destaques, estão:
-
Mudanças no estatuto, permitindo apenas prefeitos(as) no exercício do mandato nos cargos diretivos;
-
Redução do mandato da diretoria de três para dois anos, promovendo alternância e renovação;
-
Criação de uma diretoria específica para municípios com FPM 0,6, liderada por um gestor que vivencia os desafios dessas localidades;
-
Apoio técnico integral, principalmente aos pequenos municípios.
Pautas prioritárias e projetos estruturantes
Entre os temas debatidos, destacam-se:
-
A Reforma Tributária, com criação de comitê técnico-político para análise de seus impactos;
-
Apoio à PEC 66/2023 e possibilidade de destinação de recursos do Acordo de Mariana a todos os municípios mineiros;
-
Situação dos Hospitais Regionais, com mobilização para conclusão e inauguração;
-
Parceria com o TCEMG para mapear gastos municipais com serviços que são, constitucionalmente, dever do Estado e da União. “Estamos lidando com uma transferência silenciosa de responsabilidades, e é hora de trazer isso à luz com dados técnicos e ação coordenada”, reforçou Falcão.
A nova gestão também vai ampliar os cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM), consolidar o Movimento Mulheres Municipalistas e instalar o Conselho Consultivo da AMM.
Escuta ativa e Caravana AMM
Um dos momentos mais relevantes do encontro foi a escuta ativa dos representantes microrregionais, que apresentaram demandas específicas como:
-
Capacitação para aumento de arrecadação;
-
Apoio para hospitais públicos;
-
Cobrança das compensações previdenciárias da União;
-
Solicitação de mais 1% do FPM em março.
O superintendente da AMM, Lu Pereira, anunciou a realização da Caravana AMM, que percorrerá o estado de agosto de 2025 a abril de 2026. A proposta é estreitar o diálogo com os municípios, levar assessoria técnica e fortalecer a atuação conjunta com as microrregionais.
“A AMM está de portas abertas. Nossa união é fundamental para enfrentar os desafios dos municípios, especialmente os menores. A Caravana AMM mostra nosso compromisso em estar presentes e oferecer apoio onde for preciso”, afirmou Falcão.
O encontro marcou o início de uma nova fase da AMM, pautada pelo diálogo contínuo, fortalecimento das parcerias e construção coletiva de soluções para o municipalismo mineiro.
Coluna Minas Gerais
Recorde na produção mineira de azeite
Foto: Divulgação Olivais Gamarra
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Recorde na produção mineira de azeite
O início da colheita de azeitonas em Minas Gerais vem animando os produtores, principalmente os da região da Serra da Mantiqueira, que estão com perspectivas de produção recorde de azeite em 2026, graças às boas condições climáticas a que as oliveiras estiveram sujeitas ao longo do ano anterior. Normalmente, a colheita do fruto no Estado ocorre a partir de fevereiro, mas, devido ao bom clima, a prática foi antecipada para a segunda quinzena de janeiro e deve seguir até março, dentro do prazo normal. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/producao-mineira-azeite-recorde-2026/
Novo trem do metrô já está em Minas
O primeiro dos novos trens do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte já está em solo mineiro. A composição, fabricada na China, chegou ao porto seco de Juiz de Fora, onde passa pelos procedimentos de desembaraço aduaneiro antes de seguir para a capital. A renovação da frota faz parte do contrato de concessão do metrô, acompanhado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, e representa um avanço na melhoria do transporte público sobre trilhos na RMBH. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/29/novo-trem-do-metro-ja-esta-em-minas/
Hamburger mineiro é premiado
Belo Horizonte segue se firmando como um dos principais polos gastronômicos do Brasil, na edição 2025 do Burger Fest, o maior festival de hambúrguer do país. A capital mineira conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Hambúrguer, com a Nimbos Bar, reforçando o protagonismo da culinária local no cenário nacional. Após vencer a categoria em 2024, o representante de Belo Horizonte ficou atrás apenas do BBC Burguer, de São Paulo, mantendo a cidade no pódio pelo segundo ano consecutivo. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/gastronomia/hamburguer-de-bh-e-eleito-entre-os-melhores-do-brasil-no-burger-fest-2025/
Varginha aumenta vale alimentação
A Prefeitura de Varginha anunciou nesta quinta-feira (29) a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores municipais com índice de 7%, superior ao percentual de 5% estabelecido pelo Governo Federal. O reajuste garante um ganho real acima da inflação acumulada, demonstrando um compromisso ativo com a reposição do poder de compra da categoria. Além do reajuste salarial, a administração municipal ampliou o benefício do tíquete-alimentação. O valor do auxílio será reajustado em 8,52%, índice que corresponde ao dobro da inflação oficial. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/varginha-concede-reajuste-com-ganho-real-e-amplia-benef%C3%ADcio-alimenta%C3%A7%C3%A3o
Livro tem receitas de vida
A Fundação Cristiano Varella, por meio do setor de Psicologia do Hospital do Câncer de Muriaé, lançou o projeto “Receitas de Vida – Compartilhando Sabores e Memórias”, uma iniciativa voltada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos e seus familiares. O projeto resultou na produção de um livro colaborativo, apresentado em um encontro que reuniu os participantes da iniciativa. O material reúne receitas culinárias e também “receitas de vida”, como conselhos, aprendizados e mensagens deixadas como legado. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16216/fundacao-cristiano-varella-lanca-projeto-receitas-de-vida-e-registra-historias-de-pacientes
Santa Casa ganha certificação
A Santa Casa de Misericórdia de Passos alcançou um novo patamar de reconhecimento institucional ao obter a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1. Esta certificação, concedida pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, valida a integração ensino-serviço e o ambiente de aprendizagem da instituição dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). (Observo)
https://www.observo.com.br/santa-casa-de-passos-conquista-certificacao-de-hospital-de-ensino
Prefeito de Orizânia é afastado
O prefeito de Orizânia, Jonia Leite, foi afastado do cargo por improbidade administrativa devido à estruturação de um esquema de fraude licitatória e desvio de recursos públicos por meio de contratos em que a prefeitura alugava máquinas pesadas do próprio prefeito. A decisão é em caráter liminar, tem validade de 90 dias e envolve também o bloqueio de R$ 5,8 milhões do réu, valor que poderá ser usado para pagamento de multas após a conclusão do processo, caso o pedido do Ministério Público de Minas Gerais seja deferido. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2026/regional/prefeito-de-orizania-e-afastado-do-cargo-e-tem-quase-r-6-milhoes-bloqueados-pela-justica/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCava da Vale provoca alagamentos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores



